Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Ponte Alta do Bom Jesus é o próximo município a ser contemplado com a Carreta da Saúde. Os atendimentos iniciarão a partir desta segunda-feira, 15. Para agilizar o atendimento, é necessária a apresentação de documentos pessoais, CPF e identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Até agora cerca de 4 mil atendimentos já foram realizados em pouco mais de um mês.

Desde a última segunda-feira, 08, a Carreta da Saúde está em Pindorama, município localizado a 207 km de Palmas, capital do Estado. De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Mário Martins de Araújo Júnior, o atendimento terminou nesta quinta-feira, 11, com um saldo bastante positivo. “Conseguimos mobilizar mulheres tanto da zona urbana, quanto da zona rural, agendar e realizar os exames de todas as interessadas”.

Os dados fornecidos pela equipe da Carreta “Saúde da Mulher, Saúde Cidadã” contabilizam que já foram realizados um total de 3.958 atendimentos gratuitos, sendo 1.525 mamografias, 1.356 ultrassonografias da mama e endovaginal e 1077 exames preventivos do colo do útero. Levando em consideração que a quantidade de atendimentos realizados em Pindorama ainda não foi acrescentada a essa conta, é possível garantir que mais de 4 mil mulheres já foram beneficiadas com o serviço em pouco mais de um mês.

Unidade Móvel

A Carreta Saúde da Mulher, Saúde Cidadã é um complemento aos serviços de prevenção que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, já oferece às mulheres. O Programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, priorizando as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero, bem como desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame às mulheres para o rastreamento do câncer. (Ascom Sesau)