Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vários representantes sindicais e de movimentos sociais avaliaram que faltou ações concretas por parte da prefeitura de Palmas no encontro que aconteceu nesta terça-feira, 17. O prefeito Carlos Amastha (PP) e vários secretários falaram de projetos em várias áreas que iam de encontro com as demandas e reivindicações dos movimentos mas o grupo esperava mais.O prefeito se comprometeu a não decepcionar e garantiu que com o aluguel na nova sede do Paço a prefeitura reduziu significativamente os custos com aluguel.

Para o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Antonildo Alexandre de Medeiros, o prefeito falou muito mas não apresentou ação concreta. “ Foi muito falatório para pouca ação. Não vimos nada de concreto”, avaliou. Ele criticou ainda a situação do Samu na capital e frisou que a Saúde do município está sucateada.

Para o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Edivaldo Mendonça o encontro na verdade não trouxe nenhuma novidade para os movimentos. “O que vimos ali foi um enxugamento de gelo. Se continuarem enxugando gelo vão bater em ferro frio”, disse. Ele contou que o movimento será recebido na sexta-feira, 19, para de fato apresentar as reivindicações. “Se andarem com a gente não vão apanhar não mas se continuar do jeito que está vamos continuar incomodando”, afirmou.

Mendonça coordenou a ocupação da antiga sede da prefeitura de Palmas e foi um dos atingidos por spray de pimenta durante ação de desocupação por parte da guarda metropolitana. Para o coordenador,  a reunião de ontem foi uma tentativa da prefeitura de se aproximar dos movimentos após a repercussão negativa da desocupação. “ O prefeito me pediu desculpas”, afirmou. Ele conta ainda que o diálogo está a aberto e que espera que tudo caminhe para um acordo em prol das melhorias que o movimento busca.  Uma nova ação por parte do movimento já está marcada para o dia 6 de agosto.

Conforme os líderes ouvidos pelo Conexão Tocantins os outros sindicatos e movimentos que participaram, como o Nacional de Luta pela Moradia, por exemplo, fazem a mesma avaliação do encontro.

Fórum

Para o presidente da Nova Central, Cleiton Pinheiro o encontro foi positivo mas deixou a desejar com relação a resultados concretos. “É a primeira vez na história que a prefeitura chama para discutir assuntos de interesse da sociedade e isso é o primeiro passo”, disse. Segundo ele, os resultados virão a partir da formação do Fórum permanente de discussão que a prefeitura pretende formar para ouvir os movimentos organizados. “ Aí eu vejo que começará a ter resultado na prática”, frisou relatando a necessidade de levar o sentimento da base para a atual gestão.