Estado

Entra em vigor nesta sexta-feira, 19 de julho, a nova Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma tem como foco principal beneficiar o consumidor através de regras a respeito da qualidade de execução, uso e manutenção dos imóveis.

Fabricantes, construtores e projetistas agora devem estar mais atentos ao produto oferecido ao usuário, principalmente em termos de segurança, conforto, higiene e qualidade. A nova norma também pretende simular através de modelos matemáticos e físicos situações de ruína, resistência de materiais e instabilidade de equilíbrio, visando prevenir acidentes através de erros nos projetos da construção.

“As empresas do Tocantins já estão qualificadas na maioria do que é exigido pela nova norma, mas algumas alterações em relação a conforto acústico e térmico terão que ser incluídas nos projetos.”, diz Paulo Tavares, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO).

A NBR 15.575 não se restringe apenas a edifícios de até cinco pavimentos, também se aplica a todos os novos edifícios residenciais. Com sua vigência a partir desta sexta-feira, espera-se que o mercado imobiliário ganhe uma aliada, tanto para a qualidade de seus produtos, quanto para a satisfação de seus consumidores. (Ascom)

Por: Redação

Tags: ABNT, Sinduscon