Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo “Pedais e Trilhas do Tocantins” realiza a partir desta quinta-feira, 25, até o dia 29, a quarta edição da Travessia de Bike na Ilha do Bananal com 60 participantes vindos dos estados de Alagoas, Pará, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina e do Tocantins. Pelo 3° ano consecutivo, o Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins apoia o evento, cedendo um caminhão e motorista para transportar as bicicletas de Palmas ao município de Formoso do Araguaia, local onde se inicia a aventura.

 Caracterizada como prova de resistência, de acordo com o organizador Jair Júnior Parriul, a Travessia é um evento voltado para bikers interessados em participar de uma cicloviagem e conhecer o meio ambiente preservado da maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, além de permitir uma convivência com comunidades nativas, já que o grupo visitará aldeias indígenas, ocasião em que serão distribuídos cestas básicas, brinquedos e cinco bicicletas. Ainda no percurso, odontólogos atenderão com higienização bucal e entrega de 300 kits de higiene.

A travessia da Ilha do Bananal começará realmente no dia 26, após todos se encontrarem em Formoso do Araguaia, seguindo até as margens do rio Javaés. Nesta etapa com passagem pela aldeia Santa Isabel do Morro, e prosseguindo para São Félix do Araguaia, de onde regressam a Palmas dia 29 de julho. O percurso do passeio ciclístico  é de 220 km ida e volta. (Ascom Naturatins)