Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manuel Espitia/Miss Tocantins

Foto: Manuel Espitia/Miss Tocantins

Foi das mãos do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, que Wiolana Barbosa Brito (lê-se Iolana)  recebeu as primeiras flores pelo título da mulher mais bonita do Estado. Filha do agente de saúde do Centro de Controle de Zoonozes do município de Palmas, Eliomar Barbosa de Araújo e da doméstica, Jucelândia Pereira Brito, Wiolana vai representar o Tocantins em setembro, em Belo Horizonte, no Miss Brasil 2013.

Loira, 1,76 de altura, manequim 38, 20 anos e estudante de enfermagem. Wiolana mora em Palmas e foi escolhida para representar Tocantinopolis, cidade localizada na região do Bico do Papagaio que ela admira principalmente pelas belezas naturais. Para receber a coroa e a faixa de Miss Tocantins 2013, a universitária teve que passar por diversos processos de seleção.

O primeiro aconteceu há aproximadamente três meses quando 110 candidatas se inscreveram no site oficial da TV Bandeirantes, única emissora de televisão detentora dos direitos de transmissão do concurso. De acordo com o organizador, Júlio Franco, destas, 30 foram classificadas  para a próxima fase. O processo foi se afunilando e apenas 16 conseguiram conquistar um espaço na grande disputa que invadiu a madrugada deste sábado, 27, no auditório do Colégio São Francisco de Assis, em Palmas.

O último crivo foi de responsabilidade de uma comissão formada por 11 jurados, entre eles profissionais da comunicação, da beleza e das artes plásticas. Fizeram parte da bancada avaliadora ainda a Miss Tocantins 2012, Viviane Fragoso e a 1º dama de Palmas, Glô Amastha, que além de ser designer de moda tem larga experiência no ramo. Ela julga ser imprescindível que a candidata escolhida represente as belezas regionais.

No palco além de desenvoltura e glamour, as candidatas tiveram que exibir uma postura ereta, charme e elegância. Quesitos que são imprescindíveis para uma miss na opinião do prefeito de Palmas, Carlos Amastha que atribui a elas ainda mais  responsabilidade.  “A exemplo do que acontece na Colômbia, o concurso de beleza vem para motivar e exibir a beleza feminina e eleger uma representante  nesta área é ter uma embaixadora das causas sociais da cidade, do Estado e do País”.