Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Lia Mara  A piloto do Tocantins, Marieta Moraes disputa a categoria Over 45 e segue firme na disputa do Rally dos Sertões A piloto do Tocantins, Marieta Moraes disputa a categoria Over 45 e segue firme na disputa do Rally dos Sertões

Pilotos do Rally dos Sertões chegaram na tarde desta terça-feira, 30, em Palmas completando a sexta etapa da competição. Ao todo são 10 etapas, sendo que a competição teve início em Goiânia e já passou pelas cidades de Pirenópolis, Uruaçu e Porangatu, no estado de Goiás; e Natividade, no Tocantins. Neste último trecho, os competidores percorreram 424 quilômetros de Natividade até a Praia da Graciosa, na capital tocantinense.

Conforme resultado parcial, os primeiros colocados até agora são o francês Cyril Despres, na categoria motos; o polonês Rafael Sonik, na categoria quadriciclo; a dupla de brasileiros Bruno Spreancini e Lourival Roldan, na categoria UTV; o francês Stéphane Peterhansel, na categoria carros; e o trio Guido Salvani, Flávio Bisi e Fernando Chwaigert, na categoria caminhões. Segundo a assessoria de comunicação do Rally, iniciaram a prova 136 veículos entre motocicletas, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões. Durante o percurso, sete competidores já desistiram da competição.

Para receber a equipe do Rally, o governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), montou uma grande estrutura com tendas de vivência, banheiros, chuveiros, tendas para a direção de prova e estrutura de suporte para a imprensa. “Para nós é uma honra receber o Rally dos Sertões, o Jalapão é o trecho que fazem os pilotos sonharem por ser uma paisagem que motiva e isso vai ao encontro com o trabalho que nós temos feito que é de divulgar o Estado Tocantins”, disse o presidente Omar Hennemann.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fabiano do Vale, a vinda do Rally dos Sertões para Palmas fomenta a economia local. "Somos parceiros do governo do Estado na realização do Rally em Palmas, pois temos o intuito de movimentar a economia da cidade através da rede hoteleira, bares e restaurantes", afirmou.

Piloto Tocantinense

Apoiada pela Secretaria de Estado dos Esportes e Lazer (SEL), a piloto do Tocantins, Marieta Moraes (categoria Over 45), segue firme na disputa do Rally dos Sertões e mantém a regularidade no comando de uma Yamaha WR 450. “Rally dos Sertões não tem dia fácil. Este ano, o nível técnico aumentou muito, mas tenho adotado a estratégia de não errar na navegação e também preservar o equipamento. Tem dado certo, nada de quedas ou tempo estourado”, destacou. Marieta Moraes é a única representante do estado nesta edição da prova. “Tenho muito orgulho de representar o Tocantins. Por onde passo levo a bandeira do Estado. Gostaria que tivessem mais pilotos tocantinenses na disputa”, disse a piloto.

Piloto brasileiro

O brasileiro melhor colocado na categoria moto é o piloto Dário Júlio, que está em quinto lugar no resultado acumulado. “O percurso de hoje foi bem rápido, eu fiz o quarto melhor tempo e estou na quinta posição no geral”, ressaltou. Dário conta ainda que chegar a Palmas é estar na metade da competição, mas que amanhã será um dia complicado. “O Jalapão é a etapa mais longa do Rally e amanhã muita coisa pode mudar. É um dia que tem que ter muita atenção e focar 100% no roteiro e na planilha, observar bastante as mudanças de direção e principalmente os perigos . O Jalapão é sempre traiçoeiro traz muita surpresa e tira muito competidor todos os anos”, afirmou dizendo estar preparado para enfrentar os próximos 746 quilômetros.

Etapa Palmas

Nesta quarta-feira, 31, os pilotos vão encarar a etapa Palmas, a mais longa de todo o Rally.  A saída de Palmas será a partir das 5h25 e irá percorrer 746 quilômetros, com trechos na região do Jalapão. A chegada mais uma vez será na Praia da Graciosa. Os competidores deixarão a Capital na quinta-feira, 1, com destino a Minaçu (GO). O Rally terminará no dia três de agosto. Até a chegada em Goiânia (GO), os pilotos vão ter percorrido 4.114 quilômetros, passando por nove cidades dos estados de Goiás e Tocantins.

Roteiro - 21º Rally dos Sertões

31 de julho - Etapa 7 - Palmas a Palmas, TO

01 de agosto - Etapa 8 - Palmas, TO, a Minaçu, GO

02 de agosto - Etapa 9 - Minaçu a Goianésia, GO (ATN)