Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias

O rebanho de bovídeos da Ilha do Bananal começará a ser vacinado contra a febre aftosa nesta segunda-feira, 05 de agosto. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, a vacinação na Ilha acontece entre os dias 05 de agosto a 30 de setembro. A abertura oficial desta etapa será no próximo dia 09 de agosto, às 16 horas, na Câmara Municipal de Sandolândia, no sudoeste do Tocantins.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Rayssa Vendramini Campos Pimentel, a vacinação na Ilha do Bananal é realizada em uma única etapa, em período de estiagem, por causa das condições climáticas do local e pelo fato de existir ali uma reserva indígena. “Esta etapa de vacinação na Ilha é autorizada pelo Ministério da Agricultura, e é feita em uma única vez, para todos os animais independentes da idade,” explicou Rayssa.

“O governador Siqueira Campos tem um compromisso sério com a sanidade do rebanho tocantinense, por isso, queremos repetir os 100% de animais vacinados na Ilha do Bananal como fizemos no ano passado,” disse o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente.

A expectativa da Adapec é vacinar cerca de 60 mil animais. A vacinação de todos os animais da Ilha é realizada pelos técnicos da Adapec, sendo que as doses de vacina do rebanho dos indígenas são custeadas pelo Governo do Tocantins. Os demais produtores rurais que possuem animais na Ilha deverão adquirir a vacina e comunicar a Adapec para que os técnicos da Agência realizem a vacinação.  

2012

No ano passado foram vacinados 60.408 animais, num total de 232 propriedades/retiros, sendo que destas, 40 propriedades são de indígenas com um total de 6.823 animais. Na Ilha existem rebanhos numa área que abrange os municípios de Araguaçu, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Pium, Caseara, Cristalândia e Lagoa da Confusão.