Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 210 mil alunos da rede pública estadual de ensino retornam às aulas a partir desta segunda-feira, 5, nas mais de 550 escolas distribuídas nos 139 municípios do Tocantins. Das unidades de ensino, 48 são de tempo integral, 91 de educação indígena e 304 escolas oferecem educação integral em jornada ampliada pelo Projeto Mais Educação, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Danilo de Melo Souza, os alunos serão recebidos neste segundo semestre nas escolas com estruturas revitalizadas, graças aos investimentos feitos em obras de ampliação e reparos, além da construção de novas unidades de ensino. Ao todo, de janeiro de 2011 a julho de 2013, já foram investidos mais de R$ 175 milhões em obras.

Segundo informação do governo do Estado, nesta gestão 232 obras foram realizadas, sendo que ainda existem 45 em andamento e foram lançados editais de licitação para mais 12 novas obras, que visam a melhoria do padrão construtivo e arquitetônico das unidades escolares.

O secretário Danilo de Melo ainda ressalta a valorização dos profissionais que trabalham na educação, peça fundamental para a promoção da educação no Estado. “Nós pagamos, além dos salários dos professores, o retroativo da Data-Base. Foram cerca de R$ 3,3 milhões pagos aos servidores. Este já é o segundo maior salário do país e com um reforço desses, os professores se sentem valorizados e motivados para o retorno”, comenta.

Para o diretor do Centro de Atendimento Integral a Criança (Caic), Wender Fernandes Martins, no segundo semestre será realizada a Prova Brasil, que dá referência para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e servirá de incentivo extra para os professores. “Acredito que a equipe e os alunos estão muito motivados e com essas mudanças (obras de reforma no colégio), será um novo clima nesse segundo semestre”, ressalta.

No Tocantins há 48 escolas que oferecem ensino em tempo integral e 304 unidades de educação integral em jornada ampliada pelo Projeto Mais Educação, que juntas atendem mais de 58 mil alunos. Já o Programa Pioneiros Mirins atende cerca de 10% dos alunos do Estado, tendo 21.608 inscritos, um número considerado muito satisfatório pela Seduc.

Educação Indígena

Atualmente no Estado há 91 escolas estaduais de educação indígena, que oferecem educação bilíngue, seguindo todas as normas definidas pelo Conselho Estadual de Educação Indígena. Destas, 18 são em jornada ampliada, sendo que até o final de 2013 a meta é completar o número de 23 escolas neste sistema.

De acordo com o diretor do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Wara (Cemix) em Tocantínia, Valteir Tpekru Xerente, o segundo semestre tem início este ano com novo laboratório profissionalizante para atender aos 265 alunos. De acordo com ele, a novidade serve de motivação extra para promover o ensino na região.

Com a meta de ampliar o número de alunos indígenas, que atualmente somam 5.643, a Seduc vai inaugurar no próximo dia 23 de agosto mais uma unidade de educação indígena, no município de Lagoa da Confusão.