Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins divulgou nesta quarta-feira, 7, o balanço parcial das inscrições do concurso público que prevê o provimento de 100 vagas para a corporação. Até a tarde desta quarta-feira, já tinham se inscrito no certame 6.984 candidatos.

Conforme o assessor de imprensa do Corpo de Bombeiros, Capitão Cleber Sobrinho, a estimativa inicial era de aproximadamente 50 pessoas por vaga oferecida, porém na primeira semana de inscrições a quantidade já foi superada. “Estamos felizes com o resultado dessas inscrições, pois percebemos que o Corpo de Bombeiros é visto pela população como uma instituição com credibilidade”, declara ressaltando que as inscrições só serão confirmadas após pagamento da taxa.

Com o objetivo de ingressar na carreira, o estudante de enfermagem Teisley Dias Melo, de 21 anos, de Porto Nacional, garantiu a inscrição no certame ainda nos primeiros dias. “Estou me preparando desde quando fiquei sabendo que iria ter o concurso da Polícia Militar, quero muito seguir essa carreira e estou estudando e praticando esportes para não perder essa chance”, afirma.

Para os candidatos inscritos, o órgão faz um alerta quanto a etapa referente à pratica de exercícios físicos. “Além da prova de múltipla escolha e redação, haverá certa rigidez no Exame de Capacidade Física, pois queremos em nossa corporação pessoas que já praticam esportes regularmente”, destaca o capitão Cleber.

Concurso

O concurso tem por objetivo o preenchimento de 100 vagas para o cargo de Soldado do Quadro de Praças Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, distribuídas em 90 vagas para o sexo masculino e 10 vagas para o sexo feminino, com salário de R$ 3.228,28. As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 31 de agosto, somente no site www.pontuaconcursos.com.br

 Etapas

O certame será distribuído em seis etapas, sendo:

1ª Etapa – Provas objetivas, com questões de múltipla escolha e redação;

2ª Etapa – Exame de Capacidade Física;

3ª Etapa – Teste psicológico;

4ª Etapa – Exame médico e odontológico

5ª Etapa – Investigação de vida social, com análise de certidões negativas e de vida pregressa;

6ª Etapa – Curso de Formação de Soldados, com duração de sete meses, em caráter eliminatório e classificatório. Será oferecida bolsa auxílio de R$ 800.

 Exame de Capacidade Física

- Abdominal remador, um minuto;

- Flexão de braço no solo, sequencia com 36, sendo que homens com 4 apoios e mulheres com 6 apoios;

- Natação, 50 metros;

- Subida na corda de seis metros, sendo que homens apenas com o braço e mulheres com braços e pés para apoio;

- Equilíbrio dinâmico, com deslocamento a cinco metros de altura em uma tábua de sete metros de comprimento e 30 centímetros de largura;

- Corrida de 12 minutos, exigido 2,4 metros para homem e 2,1 para mulheres.