Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Cerca de 40 gestores culturais estão participando em Palmas, no auditório do Fecomércio, da Oficina de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura, para discutir a formalização dos planos municipais de cultura. A oficina vai até o dia 16.

Na ocasião, o diretor de Cultura da Secretaria da Educação, Célio Pedreira, ressaltou a importância do momento porque pela primeira vez desde sua gestão como diretor, estavam reunidos representantes dos municípios cujas expressões culturais representam a autêntica cultura tocantinense.  

Estão presentes na oficina, agentes culturais de Arraiais, Natividade, Gurupi, Axixá, Itaporã, Miracema do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, e de outros municípios de significante expressões culturais.

Célio Pedreira propôs um desafio aos agentes culturais, para que eles providenciem a participação na Conferência Estadual de Cultural, com data prevista para os dias 20 e 21 de setembro, das principais manifestações culturais dos municípios. Ele citou o caso de uma senhora que há 80 anos, faz uma candeia de cera para os Festejos de Nossa Senhora do Rosário, em Monte do Carmo. “Precisamos reconhecer que essas manifestações fazem parte da cultura do nosso Estado”, disse Célio.

“Os Conselhos Municipais de Cultura são os nossos grandes parceiros na construção dos sistemas de cultura, porque estes são os autênticos representantes da comunidade”, continuou Célio. 

A oficina é produzida por técnicos do Ministério da Cultura e tem a finalidade de apresentar o Plano Nacional de Cultural e as meta para os próximos 10 anos, visando implantar o sistema municipal de cultura. 

O ciclo formado por 20 oficinas será realizado pelo MinC em 19 estados, com esse realizado no Tocantins, são 17 oficinas executadas. No Tocantins, 61 municípios aderiram ao Plano Nacional de Cultura. (Ascom Seduc)