Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com a finalidade de propiciar conteúdos de formação política a militantes e simpatizantes da Rede Sustentabilidade, partido em fase final de legalização e que tem na figura da ex-ministra Marina Silva sua liderança nacional mais expressiva, a Comissão Estadual Provisória da nova agremiação inicia nessa terça-feira (20/8) um Ciclo de Debates.

Os chamados “Debates em Rede” visam elencar temas da atualidade para que sejam debatidos, sempre tendo um facilitador/moderador que colocará na condução dos trabalhos. O advogado e procurador municipal de Palmas, Edmilson Domingos Júnior, um dos porta-vozes da Rede no Tocantins explica que “nesta próxima terça-feira estamos iniciando em todo o Brasil a nossa campanha de pré-filiações, e resolvemos coroar essa data dando start a esses Debates em Rede porque queremos ser um partido que atraia militantes não para serem massa de manobra, mas que possam discutir, opinar e nos ajudar a formular politicamente”.


Quem pode participar?

Os debates promovidos pela direção local da Rede Sustentabilidade são abertos ao público, em especial àqueles que pelas notícias que vêm acompanhando nos meios de comunicação e nas redes sociais possuem identificação com os ideais defendidos pelo novo partido.

“Não há a priori restrição de participação de quem quer que seja nos nossos encontros, porém, nesse momento eles se voltam principalmente para aqueles que estão nos procurando porque querem se filiar e nos ajudar a construir essa nova forma de se fazer política, onde a ética, a inclusão social, a postura de defesa intransigente da sustentabilidade, não seja somente retórica de Planos de Governo mirabolantes, mas uma prática militante”, frisa a estudante de direito e integrante do movimento indígena da etnia Karajá, Narubia Werreria, que também é uma das porta-vozes da Rede no Estado.

Programação

Membro da Comissão Nacional da Rede Sustentabilidade, o odontólogo Sérgio Rodrigues de Faria é quem explica os primeiros temas escolhidos para os “Debates em Rede”. “Inicialmente vamos detalhar a essência do que está no nome do nosso partido. Afinal, por que Rede? Por que Sustentabilidade? Depois partiremos para discutir dois temas que estão na ordem-do-dia: a força das redes sociais como canal de informação e mobilização, e a reforma política”, conclui Faria.

Os encontros serão sempre às terças-feiras, das 20h às 21h30, no Espaço 21, localizado na 204-Sul, Alameda: 04, Lote: 12. A programação dos eventos com os respectivos facilitadores/moderadores ficou assim definida:

·      Dia 20/8 – Rede Sustentabilidade – Por que Rede? Por que Sustentabilidade? – Facilitadores/Moderadores: a estudante de direito Narubia Werreria e o odontólogo Sérgio Faria.

·      Dia 27/8 – As Redes Sociais e o Ativismo Digital -Facilitador/Moderador: Jornalista e Consultor Político Melck Aquino. Obs.: Neste dia haverá a exibição de parte do Documentário: “We are Legion” que aborda como nasceu e cresceu o movimento Anonymous no mundo.          

·      Dia 03/9 – Reforma Política – O que está em debate? - Facilitador/Moderador: advogado e vice-presidente da Associação dos Procuradores de Palmas, Edmilson Júnior.