Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Em busca de levar ao cidadão palmense condições de participar ativamente das decisões sobre os investimentos públicos na Capital, a Prefeitura Municipal de Palmas criou mais uma ferramenta de acesso às sugestões do Plano Plurianual – PPA (2014-2017), o portal http://www.ppaparticipativo.com.br

Para a diretora geral de Planejamento e Orçamento, da Secretária Municipal de Planejamento e Gestão, Elisabeth Manzano, a internet será um importante meio de acesso do cidadão às notícias das discussões dos eixos temáticos nas plenárias, e principalmente, um canal importante de participação dos cidadãos.

“Nem todo mundo tem tempo disponível para participar das plenárias, com a internet, cada um faz o seu tempo. Sabemos que há um interesse da população em participar das decisões do rumo da sua cidade, mas nem sempre há tempo disponível, por isso, implantamos esta importante ferramenta”, disse a diretora.

O site entrará em funcionamento a partir desta segunda-feira, 19, e ficará aberto até o dia 29 de setembro deste ano, onde todos os cidadãos com endereços fixos na cidade de Palmas (TO) poderão acessar e enviar suas sugestões para a melhoria da sua região específica, e também para a cidade como um todo.

Sugestões

Para acessar o portal o cidadão precisar ter em mãos o número do CPF, e endereço do local onde o cidadão deseja dar sugestões de melhorias. Elisabeth Manzano explica que caso o cidadão resida atualmente em um endereço de aluguel, por exemplo, mas tenha uma casa, lote, por exemplo, em outro endereço, e queira opinar no endereço onde efetivamente ele irá constituir residência, ele poderá sim opinar neste endereço.

No Portal, o cidadão poderá enviar até cinco (05) sugestões, sendo três (03) para regiões específicas e duas (02) em âmbito geral para a cidade,  sendo que o mesmo tem a opção de clicar em duas sugestões preestabelecidas ou escolher uma das opções geradas pelo sistema e formular a segunda através do preenchimento de um campo aberto para digitação; para este campo específico será solicitado o nome completo e email. Apenas será permitido um acesso por número de CPF.

Eixos

A metodologia do PPA é desenvolvida em quatro eixos: Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Economia Empreendedora e Qualidade de Vida; Gestão pública e Participação Social; Desenvolvimento Urbano e Rural: Infraestrutura, Acessibilidade, Mobilidade e Planejamento Urbano e Rural. A matéria deve explicar a razão da escolha desses eixos e quais os assuntos abordados em cada eixo. Para cada eixo terá uma sala específica de discussão das propostas entre a população e o corpo técnico da Prefeitura.

O Portal foi todo executado pela equipe da Prefeitura de Palmas, sendo ele, desenhado e executado pela equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Finanças, abastecido com informações técnicas da equipe da Diretora Geral de Planejamento e Orçamento, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e atualizações de notícias da Secretária Municipal de Comunicação.