Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Museu Histórico e Cultural do Tocantins – Palacinho apresenta na próxima terça-feira, 20, às 15h30, “Ofício e Saberes – Bonecas Ritxoko”, da etnia karajá, com palestra e vídeo. O evento está aberto a alunos, professores e o público em geral.

Conforme Antônio Neto, assessor executivo de artes visuais e artesanato, o objetivo da apresentação consiste em divulgar sobre a preservação da cultura karajá, demonstrando como são feitas as bonecas e a importância de manter a sua forma original. As bonecas Ritxoko são reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 Ritxoko

Confeccionada em cerâmica, queimada em fornos rudimentares e tingida com pigmentos naturais, feita exclusivamente pelas mulheres da etnia karajá. Conta de forma lúdica a história do povo karajá com suas lendas, crenças, tradições e o cotidiano nas comunidades indígenas.

Esta ação faz parte da comemoração da Semana do Patrimônio realizada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).