Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação


Começou na manhã desta sexta-feira (23/8) o I Simpósio Notarial no Tocantins no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. O evento é uma promoção do Colégio Notarial do Brasil (CNB), com apoio do TJTO. Entre os participantes: notários, registradores, juízes, promotores e estudantes trocando impressões e esclarecendo dúvida sobre os temas atuais do notariado brasileiro.

Participaram da solenidade de abertura a presidente do Tribunal, desembargadora Ângela Prudente, o presidente do Conselho Federal do CNB, Ubiratan Guimarães, o vice-presidente do Conselho Federal do CNB, Luiz Carlos Weizenmann, o procurador-geral do Estado do Tocantins, André Luiz Matos Gonçalves, que representava na solenidade o governador Siqueira Campos, o presidente da OAB-TO, Epitácio Brandão, o juiz de Direito Zacarias Leonardo, que no ato representou o corregedor-Geral de Justiça, desembargador Luiz Gadotti, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto; o presidente do Funcivil-TO, Flávio Henrique Oliveira, o presidente da Anoreg-TO, Emanuel Acaiaba Reis, e o presidente da Inoreg-TO, Valdiram Cassimiro.

No seu pronunciamento de abertura a desembargadora Ângela Prudente, após ressaltar a importância do setor para a sociedade e para as garantias da dignidade da pessoa humana, disse que “o aperfeiçoamento da gestão e a atualização profissional são de fundamental importância no fortalecimento da atividade em todo o Brasil”.

Na sequência, o presidente do Conselho Federal do CNB, Ubiratan Guimarães, falou das transformações profundas pelo qual o Brasil e o Mundo vêm passando, frisando os apelos tecnológicos. “Na esteira das mudanças no Brasil o notariado tem que acompanhar, tem que evoluir, fazendo jus à confiança que a sociedade nos deposita na garantia da lisura documental, com foco na justiça e na paz social, e esse evento se insere nesta preocupação”, destacou Guimarães, agradecendo ao final o apoio que o Poder Judiciário tocantinense tem manifestado a Colégio.

Entre os temas que estarão em discussão durante todo o dia: A Central Nacional de Atos e Integração Eletrônica dos Notários, Principais Aspectos da Lei 11.441/97 e suas aplicações no dia a dia e o Curso de grafodocumentoscopia, que visa capacitar servidores dos cartórios com técnicas modernas no exame de grafismos contidos em um documento, visando estabelecer sua autenticidade e sua autoria.