Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 20 crianças de um a onze anos passarão por procedimentos cirúrgicos neste sábado, 24, a partir das 8h, no VII Mutirão de Cirurgias Pediátricas do Hospital Infantil Público de Palmas – HIPP. No total serão realizados cerca de 30 procedimentos que inclui hérnia inguinal, umbilical e fimose.

A cirurgiã pediatra do HIIPP, Lúcia Caetano Pereira, destaca que o objetivo do mutirão, além de diminuir as filas, é realizar procedimentos cirúrgicos de médio e pequeno porte para liberar os leitos para procedimentos de maior complexidade.

Esta ação é promovida pela Cipe - Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, que possibilitará aos pacientes saírem da lista de espera. O Tocantins é o único Estado da Região Norte a participar de todas as edições deste mutirão.

Este ano, além do Tocantins, o mutirão de Cirurgias Pediátricas acontecerá nos estados da Bahia, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo além do Distrito Federal.

Para receber as crianças, o Hospital Infantil Público de Palmas está promovendo uma programação especial com momento ecumênico, café da manhã, além de jogos educativos, cineminha, tapete pedagógico, espaço soneca, e demais atividades lúdicas para distrair os pacientes.