Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em sessão ordinária o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Osires Damaso (DEM) apresentou matérias beneficiando o município de Piraquê, na região Norte do Tocantins. As proposituras referem-se à construção de uma nova Escola de Ensino Médio em substituição à antiga Escola São José; a construção do muro e a adequação para acessibilidade, na Escola Municipal Padre Antonio; e a construção de uma Praça Pública no município. Os pedidos foram feitos pelo prefeito João Goiano (PSDB). 

Referindo-se às escolas, sabe-se que a estrutura física é fator determinante para o desenvolvimento do aprendizado. Assim há a preocupação com os padrões mínimos para o funcionamento de uma unidade de ensino. E é com esse objetivo que Osires Damaso busca suprimentos para atender a demanda da rede de ensino municipal. 

A estrutura física da referida escola de ensino médio é velha e de placas de concreto, feita antes de 1980. O calor é excessivo e devido à precariedade da construção, não há como ter ar-condicionado. Os banheiros são ineficientes e inadequados. O muro depredado facilita a entrada de drogas lícitas e ilícitas. A inexistência de uma quadra poliesportiva dificulta o desempenho do esporte e da recreação entre os alunos, e não há acessibilidade. Desta forma, a recuperação da Escola é questão de urgência, bem como a demais solicitações. 

Praças Públicas

Piraquê não dispõe de uma praça pública, área importante em qualquer meio urbano. Atualmente as praças estão em evidência, porque promove a interação social. É também um lugar que abriga equipamentos de ginástica e play ground. A sociedade precisa de lugares que permitam a convivência e o lazer coletivo. A aproximação entre os integrantes das comunidades é um dos maiores benefícios que as praças podem oferecer, justifica a propositura.