Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O escritor Luciano Ferreira lança, neste sábado dia 31, às 18h, no Colégio Marista, seu novo livro intitulado “Fábulas Medievais”. Todos os exemplares vendidos neste dia terão a renda revertida para a Fazenda da Esperança Feminina de Palmas, unidade terapêutica cuja missão é contribuir com a recuperação de jovens e adultos dependentes químicos.

Segundo o autor, a inspiração para o livro nasceu de percepções pessoais. A intenção, de acordo com Luciano Ferreira, é fazer o leitor rir e refletir. “Fábulas Medievais não retrata fidedignamente o período histórico salientado em seu título, porém esse foi um jeito que encontrei de entreter o leitor e fazê-lo refletir os dramas do homem/mulher medieval. E acredite: o que gerava angústia em homens e mulheres daquele período ainda hoje é motivo de preocupação e conflito, muito conflito, apesar do tempo decorrido”, afirmou.

Para o doutor em Antropologia, Heber Rogério Gracio, ao ler o título da obra, pensa-se em histórias situadas na Idade Média, “entretanto, esta é uma meia verdade. As histórias certamente refletem os dramas do espírito do homem medieval, mas, sem sombra de dúvidas, falam de nossas angústias e conflitos contemporâneos”, escreveu Gracio.

Para construir o enredo, retratar costumes e personagens, Luciano Ferreira explicou que buscou informações da época. “Aqui e ali falo do corpo e do sexo naquela época de triste obscuridade. Menciono também algumas facetas de outros temas envolvendo a mulher, a religião e a prostituição. Sem me esquecer dos hereges, das bruxas e da fogueira da Inquisição”, conclui.

Luciano é escritor, mestre em educação, especialista em história social, coach e entre suas obras já publicadas, destaca-se o livro “Metáforas da condição humana", também pela Editora Multifoco.