Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A bancada feminina da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira, 3, às 18 horas, reunião para discutir a reforma política, com a apresentação de projeto elaborado pela sociedade civil, e a campanha publicitária que as deputadas pretendem começar em setembro para aumentar da filiação de mulheres a partidos políticos.

A intenção é aumentar a participação feminina na política e, consequentemente, aumentar o número de mulheres eleitas já nas eleições do ano que vem. Como o prazo de filiação para concorrer em 2014 é o dia 4 de outubro próximo, a intenção é de que essa fase da campanha seja rápida e intensa, em TVs e rádios públicas e na internet.

Há um o projeto de lei de autoria da deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) em tramitação na Câmara que visa aumentar a participação feminina no processo político (PL 5.384/13). A proposta revê o preenchimento de vagas por mulheres nas eleições proporcionais. O PL acrescenta mais um artigo à Lei 4.737/65 que diz que o preenchimento dos lugares com que cada partido ou coligação for contemplado obedecerá algumas regras que garantam o preenchimento de vagas, no processo político, por mulheres. O projeto é fruto de solicitação ainda da gestão anterior da Câmara de Palmas e da vereadora Vânia Vidal feita à parlamentar.

Segundo Dorinha, o projeto dobraria o número de deputadas eleitas, além de mudar a face de centenas de câmaras municipais e sem a necessidade de mudanças significativas na regulamentação das instituições eleitorais e partidárias.

A campanha da bancada feminina muda o foco para conscientizar as mulheres a participar da política de forma mais ampla. Os meios empregados serão a internet e cartilhas, que já estão sendo elaboradas pela Procuradoria da Mulher do Senado. (Com informações da Agência Câmara)