Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Com o objetivo de proporcionar aos pais e responsáveis que estudam ou trabalham no período noturno um local seguro e de qualidade para deixarem os filhos, será lançado nesta segunda-feira, 2, às 19 horas, o projeto social “Lua Feliz”  que irá  atender 45 crianças, de 1 a 6 anos de idade. O projeto terá como sede o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil no Jardim Aureny III e o atendimento será de 18h30 às 23 horas.

O “Lua Feliz” é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e vão ser oferecidas, às crianças, atividades lúdicas voltadas para aspectos cognitivos, senso-motor, sociais e afetivos, além de oficina mensal para pais e responsáveis pelo cuidado da criança inserida no projeto, objetivando promover a qualidade e interação familiar. A Secretaria de Educação cedeu o espaço para que o projeto pudesse ser desenvolvido no período noturno.

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, ressalta a importância do projeto e reafirma os compromissos da gestão. “Não se trata apenas de uma promessa, mas de um compromisso feito com a população. É válido lembrar que não é uma creche, pois não é um projeto da Educação. É um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social dentro da estrutura da Educação”, ressaltou o gestor municipal.

Seleção e critérios

A inserção das crianças foi realizada através de uma avaliação técnica pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Aureny III, seguindo os seguintes critérios:  crianças com a idade de 1 a 6 anos, não matriculadas em ETI ou CMEIs no período integral; pais estarem empregados ou matriculados no período noturno; estarem dentro do critério socioeconômico; responsabilização dos pais ou responsáveis com o horário de entrada e saída de 18h30 às 23 horas. 

 O chefe do Poder Executivo, também, destaca a seleção das 45 crianças. “É necessário que a criança passe pelo menos um período em casa, esse foi um dos critérios de seleção. Não dá para imaginar uma criança fora de casa nos três períodos do dia”, explica o Prefeito.

 A dieta das crianças também receberá atenção especial, já que a alimentação noturna precisa ser diferenciada. Uma nutricionista ficará responsável pela escolha adequada do cardápio, contribuindo, assim, com a formação de hábitos alimentares saudáveis.

 Cmei Recanto Infantil

É válido lembrar que os CMEIs estão integrados à rede pública de ensino municipal e que as atividades educacionais são desenvolvidas no período matutino e vespertino, atendendo crianças de 4 meses a 5 anos, do maternal à pré-escola. (Com informações da Assessoria)