Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dezoito cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberam estrelas na classificação do Guia do Estudante 2013 - Melhores Universidades - e estarão na publicação GE Profissões Vestibular 2014, da Editora Abril, que chega às bancas de revistas no dia 11 de outubro. A avaliação que confere aos cursos este selo de qualidade é feita anualmente com base em uma pesquisa de opinião da qual participam professores e coordenadores das graduações.

Todos os sete campus da UFT tiveram pelo menos um curso estrelado. Dos 18, sete cursos foram considerados muito bons e receberam quatro estrelas (o máximo são cinco), e 11 cursos tiveram conceito bom e receberam três estrelas.

Em relação à avaliação do ano passado, este ano a UFT teve dois cursos estrelados a mais, e pode comemorar a evolução de cursos como Pedagogia, nos campus de Miracema, Palmas e Tocantinópolis, que subiram de conceito e passaram de três para quatro estrelas.

Participaram da avaliação do Guia do Estudante em 2013 cursos com a titulação de bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, em que são consideradas as licenciaturas), data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2011, presenciais, com turma ou turmas em andamento e oferecidos no próximo processo seletivo.

Para o professor Antônio Clementino dos Santos, consultor da Editora Abril desde 2003 e vice-coordenador do curso de Zootecnia do Campus Araguaína, quatro estrelas em 2012 e 2013, a boa classificação no Guia do Estudante é reflexo do crescimento e da melhoria do quadro docente, da equipe técnica de apoio e, consequentemente, da qualidade dos discentes. "Recebemos de forma muito positiva esse resultado. Desde 2010 a avaliação é baseada em dados vindos dos coordenadores de curso, então essa informação é válida e traz referências reais da instituição e do curso. Além disso, a Editora Abril produz o guia mais utilizado por estudantes nos vestibulares", ressalta Santos.

Segundo o professor Fernan Vergara, coordenador do curso de Engenharia Ambiental do Campus Palmas, apesar de ter apenas valor simbólico o selo do GE é um bom indicador sobre a qualidade dos cursos, e também um incentivo. "O Guia do Estudante é um bom termômetro para quem deseja escolher uma carreira baseado na qualidade do curso. Nós somos o curso de Engenharia Ambiental mais antigo do país e já temos há um bom tempo a classificação de quatro estrelas. Ficamos satisfeitos com o resultado, mas desejamos trabalhar ainda mais para aumentar a qualidade e conquistar as cinco estrelas", comenta Vergara.

Confira abaixo os cursos da UFT que conquistaram estrelas do Guia do Estudante 2013:

4 Estrelas

Direito (Palmas)

Engenharia Ambiental (Palmas)

Geografia (Porto Nacional)

Pedagogia (Miracema)

Pedagogia (Palmas)

Pedagogia (Tocantinópolis)

Zootecnia (Araguaína)

3 Estrelas

Administração (Palmas)

Agronomia (Gurupi)

Arquitetura e Urbanismo (Palmas)

Ciência da Computação (Palmas)

Ciências Biológicas (Porto Nacional)

Ciências Contábeis (Palmas)

Ciências Econômicas (Palmas)

Engenharia de Alimentos (Palmas)

Jornalismo (Palmas)

Medicina Veterinária (Araguaína)

Pedagogia (Arraias)