Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Divulgando as potencialidades econômicas e turísticas de Gurupi, foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (04/09) a 15ª Edição da Feira de Negócios do Sul (Fenesul), que prossegue até este sábado, movimentando a cidade e região. Dirigentes de entidades classistas, autoridades municipais, regionais e estaduais prestigiaram o evento e visitaram os estandes dos expositores. 

Na abertura o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, destacou a importância da Feira, que é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig) e que movimento a economia de toda a Região Sul do Estado. “Estou feliz em ver que a Fenesul vem crescendo a cada ano e que a Prefeitura apoia este evento tão importante para nossa economia. Gurupi se tornou tradição em fazer o melhor carnaval do Estado e a está tornando destaque fazendo uma grande, bonita e organizada Fenesul”, declarou o prefeito parabenizando toda a equipe da Acig pela realização do evento. 

Além do prefeito, participaram da solenidade secretários municipais de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias; de Abastecimento e Cooperativismo, Moacir Bruzon; de Administração, Augusto Rezende; de Comunicação, Núbio Brito; do Idoso, Dida Moreira; de Habitação, Carlos Barcellos; de Saúde, Diego Agnolin; de Educação, Eurípedes Fernandes Cunha; de Cultura, Zenaide Dias da Costa; além do Procurador Geral do município, Thiago Benfica; da vice-prefeita Dolores Nunes; dos vereadores Marilis Chaves, Ataide Pereira, Walter Junior. O presidente do Sicovar de Gurupi, Itelvino Pisoni; o presidente da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL), Adailton Fonseca, foram acompanhados do presidente da Acig, Eremilson Ferreira Leite. A deputada estadual Josi Nunes também marcou presença na abertura oficial da Fenesul, que contou ainda com a participação da Superintendente do Sebrae no Tocantins, Márcia Rodrigues; do presidente da Federação das Associações Comerciais do Tocantins, Pedro Ferreira; e do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia. 

Durante a abertura da Feira, houve o descerramento da fita, execução do Hino Nacional, pela Banda da Polícia Militar, além da apresentação da Orquestra Ciranda das Artes, projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Aliança do Tocantins, e ainda a Folia de Reis do município de Peixe, que abrilhantaram a noite divulgando a cultura tocantinense. Após a cerimônia, a banda gurupiense Balançaí animou o público presente.

A entrada da 15ª Fenesul é gratuita e o público poderá conferir um ambiente familiar com praça de alimentação, estandes com preços e condições especiais, apresentações artísticas, shows regionais, desfiles de moda e desfile para escolha da Garota Fenesul 2013. “Nossa expectativa é superar o público do ano passado, buscando receber de 30 a 35 mil pessoas, e movimentar cerca de R$ 1,5 milhão em negócios”, frisou o presidente da Acig, que agradeceu a presença de todos e reforçou que a Fenesul já se tornou uma tradição em Gurupi e região.

Homenagem

A Família de Emerson Fonseca foi homenageada na abertura da XV Edição da Feira de Negócios do Sul (Fenesul). Natural de Itaúna (MG), o empresário Emerson Fonseca morreu em 2005 em Goiânia, aos 62 anos. Ele veio para Gurupi no início da década de 70, no então norte do Estado de Goiás. Emerson era casado com Dona Ana com quem teve dois filhos. 

Empreendedor e visionário, abriu uma concessionária Ford, investiu em agricultura e depois em pecuária de corte e de elite, construiu e operou uma usina de álcool em sua propriedade próximo ao município de Peixe na década de 80, acreditou e investiu no mercado de máquinas agrícolas e tratores, foi candidato a prefeito de Gurupi na década de 90, diretor do Sindicato Rural e também foi presidente e um dos fundadores da Acig.