Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Proposta de Emenda Constitucional 298/2013, apresentada pela deputada Goiaciara Cruz (PSD), foi alvo do pronunciamento do deputado Wanderlei Barbosa (PEN), na tarde desta quarta-feira, 04, na Assembleia Legislativa. “Essa proposta me causa estranheza, pois conheço a deputada e percebi que esta proposta foi apresentada com a orientação de alguém que se preocupa com o nome do prefeito Amastha no cenário político, e temos que saber de onde vem esta orientação, além do mais, solicitar a modificação da constituição por causa de interesses pessoais é algo inadmissível”, afirmou.

Para o parlamentar, a partir do momento que uma pessoa se naturaliza e passa a conviver em outro país, ela está apta a defender o local onde vive e se colocar no campo político. “Isso acontece em diversas áreas, no futebol que é a maior paixão do brasileiro, o jogador naturalizado pode defender a bandeira e vestir a camisa do país que escolheu para viver”, destacou o parlamentar.

A Emenda Constitucional visa garantir somente a brasileiros natos a possibilidade de candidatura aos cargos eletivos de governador e vice-governador de Estado. Caso a PEC seja aprovada, os estrangeiros, mesmo que naturalizados não poderão pleitear cargos eletivos. Para o deputado a PEC é um afronta a todos aqueles que escolheram o Brasil para se naturalizarem e se tornares também brasileiro, lutando em prol de benefícios para a região.

O líder do governo, Carlão da Saneatins (PSDB) chegou a pedir que Goiaciara desista da PEC mas a parlamentar disse ao Conexão Tocantins que não vai retirar a proposta.