Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

Prestadores de serviço, gestores municipais e profissionais de saúde participaram esta manhã do lançamento de um programa que pretende unificar estratégias da rede municipal de saúde em um único programa, o Programa Saúde Integrada (Sin). O lançamento aconteceu na Diretoria de Meio Ambiente, na Quadra 302 Sul, em Palmas.

Durante a apresentação dos objetivos do programa, o secretário municipal da Saúde, Nicolau Esteves, ressaltou que o programa visa focalizar a solução de demandas antigas da comunidade, como aumento da cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e diminuição da fila de espera por consultas e exames. O Sin ainda proporcionará ampliação do número de profissionais de saúde e capacitação permanente, explicou o secretário.

Segundo Esteves, para dar início à execução do programa, ainda hoje serão assinados convênios com prestadores de serviço do setor privado local. Entre as especialidades que terão incremento na oferta de atendimento de média complexidade de Palmas estão oftalmologia, urologia e ortopedia, além de exames laboratoriais.

Residências

Outro anúncio feito se referiu à implantação de programa de residências para médicos e profissionais de saúde, que poderão tornar Palmas referência para egressos de graduações da área de saúde.

Esteves aproveitou a ocasião para anunciar a entrega da nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF) 503 Norte, no próximo sábado, às 12 horas. Outras cinco novas sedes devem ser entregues à população nas próximas semanas. O investimento em infraestrutura com a entrega de novos prédios e reforma das demais unidades de saúde também foi ratificado pelo prefeito Carlos Amastha, que ressaltou ainda que as equipes técnicas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) têm trabalhado esforços, não apenas na assistência, mas em soluções preventivas, como no trabalho de vigilância e combate à dengue.

Autoridades

Além de prestadores de serviço e servidores municipais, estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara de Vereadores, Major Negreiros, os secretários municipais de Habitação, Aleandro Lacerda, da Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila, dos Esportes, Cleyton Alen, ,da Segurança, Defesa e Trânsito, cel. José Ribamar de Amorim, de Assuntos Jurídicos, José Roberto Gomes, do Desenvolvimento Econômico e Emprego, Borges da Silveira, da Inclusão Social, José Mamede de Oliveira, e da Comunicação, Raquel Oliveira, além do presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luiz Teixeira, do secretário executivo da Educação, Samuel Bonilha, do secretário executivo da Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Carvalho, do secretário executivo da Saúde, Luiz Fernando Freesz, dos vereadores Etinho do Nordeste e Claudemir Portugal e outras autoridades municipais.