Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Escolas estaduais também participarão

Escolas estaduais também participarão Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Escolas estaduais também participarão Escolas estaduais também participarão

Cinco escolas da rede municipal de ensino de Palmas participam do desfile cívico-militar que comemora os 191 anos da Independência do Brasil, neste sábado, 07, em Palmas. O evento acontece a partir das 18 horas, na Avenida LO – 01, e será prestigiado pelo prefeito Carlos Amastha, pela secretária municipal da Educação, Berenice Barbosa, e autoridades municipais e estaduais.

Aproximadamente mil alunos do município levarão para a avenida a temática “Brasil Independente”. A Escola Maria Rosa retratará o Brasil no tempo do Império, a Escola Jorge Amado apresenta o Brasil Colônia, a Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, por sua vez, mostrará o Brasil no período da República Velha. Já as ETIs Daniel Batista e Eurídice Ferreira de Mello mostrarão o Brasil Contemporâneo.

O desfile militar terá a participação das corporações do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil (Gote), e Guarda Metropolitana de Palmas.

História

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso País, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. O caso mais conhecido foi de Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso País, durante o processo da Inconfidência Mineira. Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México.