Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Prefeito de Porto destacou importância dos parques para desenvolvimento da região Prefeito de Porto destacou importância dos parques para desenvolvimento da região

Durante o evento em que o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA) Marcelo Crivella assinou a autorização para uso dos Parques Aquícolas na Usina Hidrelétrica de Lajeado, gestores municipais e líderes do setor de pescado do Tocantins comemoraram o lançamento do edital que já está publicado no Diário Oficial da União. Ao todo, sete municípios serão beneficiados diretamente com a abertura do processo licitatório que permite o início da seleção de produtores, associações e empresas para ter acesso ao uso das águas do lago.

De acordo com David Rodrigues, representante da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Tocantins (Fecopesca), a medida beneficiará aos produtores principalmente por aumentar as oportunidades de produção de pescado. “Nós sabemos que esta é uma oportunidade muito boa para nós, pescadores. É um sonho que está saindo do papel”, frisou.

O pescador frisou ainda que a expectativa da entidade que representa é que a produção de pescado nos tanques-rede nos Parques Aquícolas na UHE Lajeado inicie já no começo do ano que vem. “A partir de janeiro começaremos a ter os primeiros passos em direção à produção de pescado no lago”, celebrou.

Ao todo, sete municípios serão diretamente beneficiados com a assinatura destes dois primeiros editais de licitação. Segundo informações da Superintendência da Pesca e Aquicultura no Tocantins, estes primeiros editais de uso dos parques do lago da UHE de Lajeado beneficiarão oito colônias de pescadores nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Lajeado, Miracema do Tocantins e Tocantínia.

Impacto direto

Na ocasião, o prefeito Otoniel Andrade, de Porto Nacional, destacou uma outra obra recentemente anunciada pelo governo e que irá impactar diretamente a produção de pescado no Tocantins. A esmagadora de soja, para ele, será uma grande aliada dos produtores de peixe, uma vez que beneficiará a fabricação de ração para as criações no entorno do lago. “É uma obra que vai revolucionar a economia do nosso estado. Com a esmagadora de soja, vamos poder potencializar, inclusive, a fabricação de ração para os criadores de peixes”, pontuou.