Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Eleita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver o Plano de Ação Sustentável Local, Palmas receberá nesta quarta-feira, 11, a partir das 11h30, no gabinete do prefeito Carlos Amastha, no Centro Administrativo da Avenida JK, representante do BID para o lançamento da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES). Durante o evento será oficializada a adesão na solenidade de abertura que acontecerá às 14 horas, no auditório da Defensoria Pública.

O BID conta com a parceria da Caixa Econômica Federal para desenvolver a ICES que segundo Amastha será um marco para o desenvolvimento da Capital. “Este convênio possibilitará a viabilidade de projetos de diagnóstico turístico, meio-ambiente e habitação, e ele nos possibilitará captar muitos recursos para nossa cidade”, disse o prefeito. 

Na capital o projeto será intitulado Plano de Ação Palmas Sustentável e objetiva investir em práticas sustentáveis na cidade. Para o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Luiz Masaru Hayakawa, a gestão está adiantada quanto ao diagnóstico e estudo de soluções para os problemas urbanísticos.

“Fui convidado a presidir o Impup, órgão criado na atual gestão, pela visão do prefeito em sanar problemas como o transporte público de Palmas e outros, bem como promover o crescimento ordenado da Capital. Alguns projetos já em estudo avançado como a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) e melhor aproveitamento das rotatórias são exemplos de práticas sustentáveis a ser adotadas”, finalizou Masaru.

Além do prefeito Amastha, participarão do evento a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis; coordenadora da ICES no Brasil, Márcia Casseb; vice-presidente da Caixa, Paulo Roberto dos Santos; coordenador da ICES em Palmas, Luiz Hayakawa;  e outros.

Palestra

Às 19 horas, o prefeito Amastha assistirá a palestra “Cidades Sustentáveis e Inteligentes - Soluções Modernas para os Problemas Urbanos”, ministrada pelo engenheiro civil e ex-prefeito, Sílvio Barros. O evento é promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Tocantins (Sinduscon-TO), no auditório do Senac, ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB-TO). (Secom Palmas)