Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias

Com rebanho de mais de 8 milhões de bovídeos, o Tocantins vem se destacando no comércio de animais em eventos pecuários. Dados do Programa Estadual de Eventos Pecuários, da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec revelam que nos oito primeiros meses do ano de 2013 já foram comercializados no Estado cerca de 418 mil animais, em 483 eventos como leilões, feiras, exposições agropecuárias e eventos esportivos.

A responsável técnica pelo programa, Roberta Borges Arantes, disse que estes números são significativos, pois demonstram a responsabilidade da Adapec com a sanidade dos animais que são comercializados no território tocantinense.  “O Estado possui um elevado número de eventos pecuários, e isso ocasiona um grande fluxo de deslocamento de animais para diversas regiões do Tocantins e de outros Estados, por isso, este trabalho de fiscalização e controle da comercialização de animais feito pela Adapec é fundamental para manutenção do status sanitário tocantinense,” afirma Roberta.

Para a realização de qualquer evento pecuário no Estado a empresa deve solicitar com antecedência autorização da Adapec, que também fiscaliza a efetivação dos mesmos, conforme exigências da lei. Já as promotoras dos eventos leiloeiros devem ser credenciadas na Agência. Atualmente o Tocantins possui 24 empresas leiloeiras credenciadas.

De acordo com Roberta Borges o objetivo do programa é monitorar e minimizar o risco de transmissão e disseminação de doenças pelos animais aglomerados, garantindo a sanidade do rebanho tocantinense e fortalecendo os Programas de controle e erradicação de enfermidades dos animais, através de fiscalizações do trânsito dos animais, onde só poderão participar nos eventos aqueles que estejam com a documentação sanitária em dia, atendendo as exigências zoossanitárias e cumprindo com as normas vigentes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Dados

Os bovinos comercializados até agosto de 2013 somam 415.136, equídeos 2.212, ovinos 589 e caprinos 42. Entre os eventos, o Tocantins se destaca pela realização de leilões somando até agora 403, exposições 24, eventos esportivos 52 e 04 feiras.

Em 2012 foram realizados 681 eventos com a comercialização de 486.668 animais, sendo 482.941 bovinos, 3.141 equídeos, 536 ovinos e 50 caprinos. (Ascom Adapec)