Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O distrito de Buritirana esteve movimentado durante o último sábado 14, com as ações levadas pela 2ª Edição do “Projeto Impacto Social Cristão”, de autoria do deputado Wanderlei Barbosa (PEN) do vereador Marilon Barbosa (PSB) e Igrejas Cristãs. Durante o evento foram realizados cerca de 1.500 atendimentos, entre emissão de Carteira de Identidade, cartão do SUS, atendimentos médico, fisioterapêutico, jurídico, corte de cabelo, teste de glicose, entre outros, todos oferecidos gratuitamente para a comunidade. A abertura contou com a participação da banda da Guarda Metropolitana da Capital, e durante todo o dia, os moradores do distrito e dos assentamentos vizinhos puderam contaram com os benefícios oferecidos. A programação foi encerrada a noite com um Culto de Ação de Graças.  

“É muito satisfatório poder contribuir com um projeto que leva tamanho benefício à sociedade. A emissão de documentos e consultas médicas de uma forma rápida facilita muito a vida daqueles que necessitam desses serviços e moram longe do centro da Capital”, destacou o deputado Wanderlei Barbosa, e ainda ressaltando que o projeto será levado também para outros municípios.

O vereador Marilon Barbosa também destacou a importância deste projeto para a comunidade: “O grande retorno deste projeto é a felicidade de ver as pessoas sendo atendidas com os serviços que nós juntamente com as Igrejas Cristãs e diversos parceiros estamos oferecendo para a população, fazendo a inclusão social de muitas pessoas,” disse Marilon.  

A ação, para a senhora Maria Roberta, moradora do distrito significou uma economia de tempo e dinheiro. Ela procurou o local com a filha de 11 anos para uma consulta médica e emissão da Carteira de Identidade, e acabou realizando também outros serviços. “Para tirar a identidade temos que ir até Palmas e isso exige tempo, pois são 70 km e esses serviços perto de nós facilita muito, e eu ainda aproveitei para verificar a glicose e a pressão arterial”, frisou Maria Roberta, satisfeita com os serviços realizados.

Padre Marcílio Brandão, disse durante o evento que esta ação esta fundamentada nos princípios do evangelho, pois leva solidariedade aos mais necessitados. O Pastor Antonio da Igreja Assembleia de Deus Madureira agradeceu pela realização do projeto na comunidade e ressaltou a necessidade de que outras iniciativas como esta possam acontecer no distrito.

A primeira edição do “Projeto Impacto Social Cristão” foi realizada no distrito de Taquaruçu com mais de 2.500 atendimentos, e o sucesso do evento fez o mesmo ser estendido para outras regiões da Capital. A 3ª Edição está prevista para acontecer no dia 12 de outubro, novamente em Taquaruçu para atender toda a demanda do distrito.

Nesta edição, o Projeto contou com o apoio de Igrejas locais, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Instituto de Identificação, Escola Municipal Luiz Nunes de Oliveira, Unidade de Saúde de Buritirana, Clínica Oncológica e empresas privadas, além de profissionais e pessoas voluntárias.

Saldo

Expedição de carteira de identidade - 75

Expedição do cartão SUS - 200

Atendimentos médico - 45

Atendimentos fisioterapêutico - 30

Atendimento jurídico - 20

Testes de glicose - 100

Aferição de pressão - 120

Hidratação de cabelo - 50

Corte de cabelo masculino - 30

Corte de cabelo feminino - 40

Número de crianças envolvidas na maratoninha - 25

Número de atendimentos às crianças nos brinquedos - 275

Número de atletas envolvidos no torneio de futsal - 50

Número de pessoas beneficiadas roupas e agasalhos no bazar solidário - 190

Número de pessoas participou da palestra sobre direitos da Mulher – 35

Número de pessoas atendidas com fotos para documentação – 150

Número de pessoas atendidas com maquiagem e design de sobrancelhas – 40