Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

No segundo dia da missão oficial na Rússia, a comitiva do Governo do Estado iniciou a sua participação na “World Food Moscow 2013”, uma das maiores feira de produtos alimentícios do Mundo. No estande, a comitiva do Estado, em conjunto com o Governo Federal e com empresários brasileiros, expôs as oportunidades únicas de negócios no norte do Brasil. Durante toda a manhã de terça-feira, e início da tarde, o vice-governador João Oliveira recebeu investidores brasileiros e de diversos países interessados nas condições oferecidas pelo Tocantins.

Aos investidores e autoridades presentes na feira, o vice-governador João Oliveira falou sobre como vem ocorrendo crescimento econômico do Tocantins. “Nós deixaremos de ser um estado dependente do FPE (Fundo de Participação do Estado) para ser um estado produtor, celeiro do Brasil e do Mundo. O governador Siqueira Campos não tem só dito isso, mas trabalhado incansavelmente com toda sua equipe para conquistar essa meta dia-a-dia”, frisou.

Na World Food Moscow 2013 representantes da indústria de 69 países promovem seus produtos nos mais de 30 mil metros quadrados do centro de convenções. Os alimentos industrializados são das mais variadas espécies, como carnes e embutidos, bebidas, frutas e vegetais, laticínios, óleos, café e chás, nozes, pães e confeitaria, mercearia. As maiores indústria do gênero se fazem presentes no evento que é visitado anualmente por 50 mil especialistas do setor e líderes dos mercados varejistas e atacadistas de 43 metrópoles do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios.

À tarde, o Governo do Tocantins convidou expositores e visitantes da feira para o seminário “Tocantins para o Mundo”, onde foram apresentadas os atrativos e as oportunidades de negócios no Estado.

Integrante da comitiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Massuia, e o secretário da Agricultura, Jaime Café, explanaram por cerca de uma hora as vantagens que o Tocantins apresenta em relação a outros estados e outras regiões do mundo.

"No Tocantins as vantagens naturais e o trabalho desenvolvido pelo governador Siqueira Campos formam uma combinação insuperável de vantagens. Temos solo, sol e água, de chuva ou para a irrigação, em abundância durante o ano inteiro. Temos 6 mil quilômetros de rodovia, a BR-153, a Ferrovia Norte Sul, o Porto de Praia Norte e um governo que trabalha para facilitar ainda mais o desenvolvimento industrial do estado", explicou o secretário durante a palestra. 

O empresário e ex-senador tocantinense José João Stival, um dos maiores exportadores do Estado, ressaltou que a parceria entre governo e empresários é de suma importância para o desenvolvimento industrial do Tocantins. "É dessa forma com os Governos trabalhando ao lado dos empresários que fomentaremos nossa economia e multiplicaremos os empregos e as oportunidades para todos no Tocantins".

O presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Rodrigo Alexandre, destacou também os diferenciais do Estado na busca por investidores. Entre os temas abordados, Alexandre abordou a logística, a força do agronegócio do Estado e as riquezas naturais tocantinenses.

Visita

Prestigiando o seminário “Tocantins para o Mundo” o presidente da multinacional AmendoBras, o argentino Manuel Torrecillas, explicou por que vê o Estado como uma grande oportunidade de crescimento. “Temos sempre alguma coisa faltando nos locais em que temos nossos centros de produção. No Tocantins percebo que as condições climáticas e de solo estão presentes com um sistema logístico invejável hoje, e muito mais o será quando plenamente concluído. Vou atender prazerosamente o convite do Governo do Estado para visitar o Tocantins. Pensamos seriamente em nos instalar ali”, afirmou o empresário. 

O presidente da CityGrand (maior importadora de proteína da Rússia), Alexander Lipshits, testemunhou no seminário sua impressão do Tocantins e seus planos para o estado. “Eu estive recentemente no Tocantins e percebi o quanto o Estado é privilegiado. Tem um grande e sábio líder, o Governador Siqueira Campos, e uma classe empresarial dinâmica e ágil. O Tocantins superou todas as minhas expectativas. Como dizemos na Rússia ver uma vez vale mais do que ouvir falar mil vezes bem. Eu vi e adorei e por isso estou pronto para comprar de tudo que é produzido no estado”, falou o empresário à plateia de investidores e autoridades. 

O Tocantins no ano de 2013 já superou as expectativas para a produção e para o comércio externo. De acordo com dados oficiais, o Tocantins saiu da 7ª posição no ranking dos estados exportadores de carne para a 5ª posição nesse ano. O estado também ocupa o posto de maior produtor de grãos da região Norte, sendo o quarto do Brasil em produção de arroz. Igualmente, o Tocantins tem o 1º e o 2º maiores produtores individuais de melancia e abacaxi, respectivamente.

Estiveram presentes no seminário expositores e investidores dos quatros continentes, além de diversas autoridades brasileiras dos ministérios da Agricultura, da Indústria e das Relações internacionais.

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, a comitiva do Governo do Estado terá audiência com o ministro da Agricultura da Rússia, Nikolai Fyodorov, e autoridades do governo daquele país. Na audiência, serão tratados temas relativos ao comércio entre os dois estados e as oportunidades de parcerias entre os governos e empresários do Brasil e Rússia. (ATN)