Esporte

Foto: Ricardo Bufolin

Mais de 140 ginastas de sete estados e do Distrito Federal já confirmaram participação no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica de Conjunto “Ilona Peuker”. É a primeira vez que o Tocantins sedia a competição, realizada pela Confederação Brasileira de Ginástica, com o apoio da Federação Tocantinense e do Governo do Estado, por meio das Secretarias Estadual dos Esportes e Lazer (SEL) e da Educação e Cultura (Seduc). A solenidade de abertura está marcada para 3 de outubro, às 14 horas, no ginásio do IFTO.

O campeonato será em Palmas, no ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). As provas começam em 3 de outubro e vão até o dia 6. “A realização desse campeonato em Palmas é para divulgar a modalidade e fomentar o esporte no Estado e, assim, atrair novos adeptos”, destacou o presidente da Federação Tocantinense de Ginástica, Ricardo Antonio Pereira da Costa.

As disputas serão em quatro categorias: Pré-Infantil (9 e 10 anos), Infantil (11 e 12 anos), Juvenil (13 a 15 anos) e Adulto (acima de 16 anos). As ginastas representam os estados do Amazonas, Pará, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O Tocantins não participa, porque ainda não tem uma equipe preparada para competições nacionais, explicou Costa. Atualmente, no Estado, há aulas de ginástica rítmica apenas para iniciantes em algumas escolas e num projeto social. (Alcione Luz)