Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi aberto na noite desta quarta-feira, 25, no Auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins, o II Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos. A deputada estadual do PT, Amália Santana, que integra o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, participou da abertura do evento.

Durante sua fala a parlamentar ressaltou a necessidade de fortalecimento da cultura de Direitos Humanos na Educação principalmente com relação ao combate às desigualdades. “Precisamos avançar na Educação em Direitos Humanos”, defendeu a parlamentar que considera o evento como um espaço propício para sugestões, propostas e discussões sobre a temática.

Para a petista são necessárias ações de formação de profissionais da educação básica,a produção de materiais didáticos e paradidáticos; incentivo à estruturação de centros de referência em educação em direitos humanos nas instituições de educação superior dentre outras iniciativas.

A abertura contou ainda com a Palestra “A Política Pública de Direitos Humanos no Estado Brasileiro” ministrada pelo Professor da UFT, Denilson Barbosa de Castro e teve participação de várias autoridades e representantes de órgãos como o Secretário Estadual de Defesa Social, Nilomar Farias.

O Encontro vai discutir o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos elaborado em 2005 e traz discussões acerca de Eixos da educação básica, ensino superior, educação não formal, educação no sistema de justiça e segurança, e educação e mídia.

O evento vai até o dia 27 quando após as várias discussões será definido Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.(Ascom Amalia Santana)