Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Toninho Borges se apresenta neste sábado, 28, a partir das 20h, na Praça Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu, o primeiro show do projeto “Arte e Cultura na Praça” em Palmas, que tem patrocínio do Banco da Amazônia. Este projeto é uma iniciativa do próprio artista, que é um estudioso da arte popular desde os anos 80 quando começou a divulgar canções que falam dos costumes, da cultura e da linguagem simples do povo. O projeto se inscreve nos objetivos do Banco da Amazônia de ser um agente divulgador das manifestações culturais da região amazônica, promovendo a democratização do acesso à arte e apostando na divulgação e valorização da cultura popular.

Além da musicalidade de Toninho Borges, quem for prestigiar o “Arte e Cultura na Praça” poderá ver apresentações de artistas da comunidade e a participação dos ativistas e participantes do Movimento Pela Vida, que durante todo o dia estarão realizando atividades em Taquaruçu. Além disso, poderão prestigiar a participação de outros artistas com declamações de poesias e causos populares, uma paixão que Toninho trouxe do interior de Minas e que sempre o acompanhou em outros projetos. Paralelamente serão distribuídas mudas de árvores para estimular o conceito da sustentabilidade. A produção do show vai ainda receber frascos de vidros com tampas que serão doados ao Banco de Leite Materno de Palmas e cestas básicas.

Além do show deste sábado em Taquaruçu, o Arte & Cultura na Praça tem outra edição marcada para o próximo dia 11 de outubro, na Praça 906-Sul, antiga Arse-91.

Toninho Borges

Mineiro de Araçaí, no vale do Jequitinhonha, Toninho Borges vive há nove anos em Palmas onde se apresenta no circuito de bares e casas noturnas, com vasto repertório de MPB, samba, rock nacional, boleros, músicas autorais e folclóricas. Aliás, quando se fala de músicas autorais e folclóricas Toninho gosta de definir o seu trabalho como um “intercâmbio cultural entre o Vale do Jequitinhonha e o Tocantins”.

O artista também tem se dedicado a projetos de popularização da arte, e de resgate de tradições musicais de comunidades tradicionais. Já realizou projetos junto à comunidade indígena de Tocantínia e com aos moradores da região do Jalapão, resgatando as canções produzidas pela comunidade. O artista tem ainda projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, que aguardam ainda parceria com empresas privadas que poderão investir em cultura e descontar os valores do Imposto de Renda devido ao Governo Federal, de acordo com a Lei Rouanet.