Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana OX

Selecionada para participar do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, a Cia Lamira de Artes Cênicas entra em cartaz nos dias 28 e 29 de setembro, no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador, com o espetáculo “Adorno da Realidade”. O espetáculo é um solo de dança, interpretado pelo coreógrafo e diretor artístico da Lamira, João Vicente, que provoca reflexões sobre a indústria cultural a partir das ideias expressadas pelo filósofo alemão Theodor Adorno.

A Lamira é o único grupo da região norte a integrar a programação do evento, que conta com representação de grupos de todas as regiões do Brasil e de mais quatro países, Bélgica, Alemanha, Espanha e Argentina. O Festival teve inicio no último dia 20 e segue até o dia 29 de setembro, com a proposta de apresentar um panorama nacional e internacional da produção contemporânea de teatro, dança e performances. 23 produções fazem parte da programação do Festival.

Para João Vicente, dos quatro espetáculos produzidos pela Lamira, o “Adorno da Realidade” é o que mais trabalha com a estética da contemporaneidade. “É uma produção bastante conceitual e por isso exige mais abstração do público”, disse.

O espetáculo faz uma reflexão sobre a influência que a grande mídia exerce no poder de escolha das pessoas e sobre a massificação da obra de arte. “Ainda hoje percebemos que muitas manifestações artísticas são feitas para a mídia, de forma muito massificada, sem identidade própria e sem preocupação com a qualidade”, comenta Vicente.

Lamira

A Cia Lamira de Artes Cênicas foi criada em 2010 por iniciativa de João Vicente e Carolina Galgane, que vieram de Minas Gerais e trouxeram a experiência de ter vivenciado integrado os principais grupos de dança contemporânea do Brasil, como O Grupo Corpo (MG), Grupo 1º Ato (MG) e a Quasar Cia de Dança (GO). Em três anos de existência no Tocantins, o grupo soma quatro espetáculos em seu repertório (Fela da Gaita, Do Repente, Adorno da Realidade e No Gibi), todos premiados por editais locais e nacionais.

Com mais essa apresentação fora do Tocantins, a Lamira já contabiliza a circulação do seu repertório em mais de 15 estados brasileiros. Este ano já circulou por todos os estados da Amazônia Legal, e fez apresentações em Natal, João Pessoa, Curitiba e São Paulo.

Agenda

Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia

Apresentação do espetáculo “Adorno da Realidade”, da Cia Lamira de Artes Cênicas (TO)

Dias 28 e 29/9, às 19h

No Teatro Martim Gonçalves