Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Wanderlei Barbosa (PEN) e o secretário geral da Assembleia Legislativa, Joaquim Júnior, receberam o especialista em Região Metropolitana, Júlio Rabelo, no gabinete do parlamentar, na manhã desta sexta-feira, 27. Rabelo é referência na área, e contribuiu para os estudos e implantação da Região Metropolitana de Goiânia.

Para o especialista, a capital Palmas reúne condições necessárias para ter uma Região Metropolitana bem representada e ativa, que sirva de modelo para todo o Brasil. “Com as experiências das outras regiões, podemos implantar a Região Metropolitana da Capital sem os vícios encontrados em outros Estados. E devido a Capital ter sido planejada, somente facilita a integração com os municípios circunvizinhos”, destacou Rabelo.

Durante a reunião, o deputado teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o assunto, e obter informações de exemplos práticos de sucesso de outras regiões. “Temos que garantir que este projeto seja criado com legibilidade e comprometido com todos os envolvidos, agentes públicos e cidadãos, por isso, estamos percorrendo todos os municípios integrados ao projeto, para que nenhuma decisão seja tomada isoladamente sem ouvir a comunidade”, destacou o deputado.

Sobre o sinônimo de “Região Metropolitana” o especialista Júlio Rabelo fez questão em resumir em uma única palavra o assunto, “humildade”. “Região Metropolitana, nada mais é que as trocas de experiências, discussões coletivas e conhecimentos compartilhados entre todos os envolvidos”, frisou.

Audiência Paraíso

Para levar mais esclarecimentos sobre o assunto, está marcada para esta sexta-feira, 27, uma audiência na câmara municipal de Paraíso entre os vereados e interessados. A reunião está marcada para acontecer às 19 horas. O objetivo do parlamentar é percorrer todos os municípios envolvidos, para que o assunto seja debatido ao máximo em todas as instâncias.

O projeto da Região Metropolitana de Palmas integram os municípios de Porto Nacional, Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Paraíso, Lajeado, Miracema do Tocantins, Tocantínia e Miranorte.