Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo do Estado, por meio do Sine Tocantins, celebra nesta segunda-feira, 30, um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS no intuito de disponibilizar avaliação e treinamento profissional a beneficiários de programas de reabilitação profissional do INSS. A assinatura do termo acontece a partir das 14h, no núcleo central do Sine Tocantins, localizado na 104 Sul, ACSE-1,Conjunto 03, SE 03, Lote 25.

Com a parceria, o INSS ficará responsável por identificar e encaminhar ao Sine os beneficiários que necessitam de auxílio para reinserção no mercado de trabalho e o Sine disponibilizará os serviços de cadastramento, capacitação profissional e intermediação de mão de obra.

Para o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, a parceria é fundamental. “O papel do Sine é auxiliar os trabalhadores e diminuir a distância entre empregador e trabalhador. Esse público do INSS geralmente encontra maiores dificuldades para se reinserir e por isso unir forças se faz necessário”. 

Atualmente, o Sine Tocantins é responsável por cerca de 22% das colocações no mercado de emprego formal. O Sistema oferece aos trabalhadores serviços de capacitação e qualificação profissional, intermediação de mão de obra, emissão de carteira de trabalho, orientação sobre seguro desemprego, entre outros.