Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual Sandoval Cardoso acompanhou na tarde desta sexta-feira, 4, a filiação de novos membros no Solidariedade. A deputada estadual Solange Duailibi e a ex-prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida, bem como Valter Junior, vereador mais votado de Gurupi, Manoel Silvino, ex-prefeito de Tocantínia, assinaram a ficha e filiaram-se nesta tarde no Solidariedade.

Vários deputados estaduais estão desembarcando no novo partido criado recentemente pelo deputado federal Paulinho da Força - SP; pouco mais tarde, a prefeita de Lajeado, Márcia Enfermeira e o prefeito de Tocantínia, Muniz também passaram pelo escritório político do partido para garantir filiação - estão apenas aguardando o prazo legal de desincompatibilização de seus antigos partidos.

Entre os deputados estaduais que já haviam se filiado estão Stalin Bucar e Amélio Cayres, que deixaram o PR e Iderval Silva que deixou o PMDB.

A articulação para que mais líderes filiem-se no Solidariedade é intensa e estão sendo aguardados os deputados Vilmar do Detran, Wanderlei Barbosa e o suplente Ricardo Aires. Valtênis Lino, ex-prefeito de Santa Fé e o suplente Jorge Frederico também já estão no Solidariedade 77 um partido que nasce gigante no Tocantins, reunindo uma quantidade enorme de líderes de todas as regiões do estado e já contando com a maior bancada na Assembleia Legislativa, um senador da república e um deputado federal.
A data-limite para mudar de agremiação termina neste sábado (5), um ano antes das eleições do ano que vem.

Vários deputados federais migraram para o recém-criado Solidariedade (SDD), num total de 15 deputados, incluindo Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP), que irá liderar a sigla. Antes, ele estava no PDT.

Entre os que acompanharam Paulinho na migração para a nova legenda estão: Augusto Agostinho (ex-DEM-PE); Sebastião Bala Rocha (ex-PDT-AP); João Dado (ex-PDT-SP); Augusto Carvalho (ex-PPS-DF); Benjamin Maranhão (ex-PMDB-PB); Armando Vergílio (ex-PSD-GO); Marcos Medrado (ex-PDT-BA); Wladimir Costa (ex-PMDB-PA); Laercio Oliveira (ex-PR-SE); Genecias Noronha (ex-PMDB-CE); Manato (ex-PDT-ES); Aureo (ex-PRTB-RJ); Simplício Araújo (ex-PPS-MA); e Henrique Oliveira (ex-PR-AM).