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Cultura

Foi lançado na noite da última quinta-feira, 3, durante o 1º Congresso da Indústria Tocantinense, que se encerrou nesta última sexta-feira, no Espaço Cultural de Palmas o livro que Iconografia do Tocantins, composto por 55 ícones que identificam o Estado. O evento reuniu autoridades, empresários, artistas e comunidade em geral.

Além do livro, a sociedade tocantinense teve a oportunidade de conhecer também o Salão da Iconografia, que abrigou a 1ª Coleção Iconográfica do Tocantins, desenvolvida por vinte e três empresas de sete municípios. Os empresários representantes das empresas participantes do projeto foram homenageados na solenidade de lançamento do livro e receberam a obra literária como presente.

O jornalista, escritor e compositor, Tião Pinheiro também recebeu homenagem pela participação no livro com um texto especial sobre a cultura regional. Além dele, Lúcio Flávio Adorno e Pedro Tierra têm textos especiais no livro.

Acessórios de moda e vestuários femininos exclusivos da Coleção Iconografia foram apresentados durante o lançamento da obra, com um desfile de moda que revelou diversas possibilidades de se fazer uso dos ícones que representam a cultura tocantinense.

A diretora técnica do Sebrae, Mila Jaber, explica que os ícones agora estão disponíveis para o uso. “A partir de hoje não somente vamos fomentar a indústria e o comércio, mas também vamos aplicar nos projetos desenvolvidos pelo Sebrae Tocantins”, ressalta a diretora.

Identificando ícones

A metodologia utilizada para identificação dos ícones compreende pesquisa e estudo de campo - visita às principais comunidades de artesãos, aos municípios, entidades públicas e privadas, entre outros. O trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira foi realizado um seminário para indicação dos atrativos. Participaram deste momento de entidades governamentais e não governamentais; instituições de ensino; empresas privadas e profissionais liberais, totalizando 41 participantes.

A segunda, que consistiu no levantamento fotográfico com imagens que representassem os atrativos, foi realizada por meio de visitas in loco nos municípios e consulta ao banco de imagens da Adtur, Seduc e Programa Raízes. O designer e artista plástico, Marcos Leão conta que aqueles atrativos que não tinham o registro fotográfico ou que não era tão favorável foram visitados e feitos os registros. “Foram necessários visitar as cidades de Bomfim, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Ponte Alta, Porto Nacional e Taquaruçu”, explica Leão. E na última etapa foi realizado o processamento gráfico das imagens, que compreende a seleção das imagens, identificação de possibilidade de grafismo, seleção da peça, abstração do ícone, vetorização e sugestão de composição ou utilização.

Sobre o projeto

Por meio do Projeto Expoart, o Sebrae/TO busca consolidar o artesanato tocantinense, através do Selo Brasil Original, marca registrada do Sebrae/NA, que tem o objetivo de elevar o patamar do artesanato brasileiro com produtos de qualidade, melhorando a percepção desse no mercado interno e externo. O Expoart, projeto que conta com aporte financeiro do Sebrae/NA e Sebrae/TO, trabalha em prol de fortalecer as identidades culturais locais, agregar valor aos produtos e serviços nas diversas cadeias produtivas, bem como estruturar a atividade cultural como atividade econômica que gera emprego e renda para os artesãos tocantinenses.

O livro ”Iconografia do Tocantins” é resultado das ações que já vinham sendo desenvolvidas por meio do Projeto Expoart. Por meio de licitação, o Sebrae contratou a empresa Baobá, do designer e artista visual, Marcos Leão, para produção da publicação. O Sistema Sebrae já desenvolveu este mesmo trabalho no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Roraima, Paraná, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Fernando de Noronha e agora o Tocantins. (Assessoria de Imprensa)