Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Os 20 novos conselheiros tutelares titulares e sete titulares suplentes tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 10, em cerimônia de posse e diplomação realizada na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, em Palmas. Os eleitos em votação, que ocorreu no dia 1° de outubro de 2023, cumprirão mandato de quatro anos. Os conselheiros tutelares têm a responsabilidade de zelar pela garantia de direitos fundamentais, como educação, saúde, além de garantir a proteção contra a violência e ameaças aos direitos de crianças e adolescentes. 

A Elizete Freire Cavalcant foi eleita para o segundo mandato e proferiu um juramento durante a cerimônia. "A esperança é muita e a função é gratificante. Esperamos para estes próximos anos abrir muitas portas para a política pública das crianças e adolescentes, com o apoio da gestão", disse a conselheira.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Amilson Rodrigues Silva, falou sobre a renovação do quadro do Conselho Tutelar e as expectativas para os próximos anos. "Estamos vivendo um ano de mudança e capacitar os conselheiros é a nossa missão. A expectativa para este ano é positiva de que o governo vá atender nossas reivindicações para que seja possível a atuação efetiva com todas as condições essenciais de prestar os melhores serviços em defesa de crianças e adolescentes", disse Amilson.

A titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Mila Jaber, representou a prefeita Cinthia Ribeiro na ocasião. “Cuidar de quem cuida de nossas crianças e adolescentes é a premissa dessa gestão em relação aos conselheiros tutelares. Hoje, reiterarmos o nosso compromisso com essa classe tão importante. Sensível a esta causa, a atual gestão investiu na capacitação dos conselheiros, concedeu o auxílio-alimentação e reajuste salarial e melhorou a estrutura dos conselhos. Fez o que nunca nenhum gestor municipal de Palmas fez por esta categoria.”

Na ocasião, o secretário da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Higor Franco, agradeceu a presença das autoridades e público em geral e reforçou apoio para os empossados. "Que possamos estreitar essa relação, trabalhando todos juntos para que essas ações possam trazer resultados positivos e contínuos para a sociedade", ressaltou. (Secom Palmas)