Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após uma semana intensa de troca-troca de partidos já é possível avaliar a mudança no cenário partidário no Estado. Na Assembleia Legislativa 10 deputados mudaram de legenda. A mudança de partido dos deputados terá impacto direto nas composições para a eleição do próximo ano.De todos os partidos o Solidariedade foi o que conseguiu desfalcar as bancadas de mais partidos já que recebeu parlamentares do PR, PT, PEN, PSDB (deputado federal Eduardo Gomes), PMDB e PSD.

 O deputado Freire Junior que foi eleito no PSDB agora está no PV. O partido tem agora dois deputados: Freire e o presidente regional, Marcelo Lelis. A sigla se diz independente com relação ao governo atual. Já o PSDB ficou apenas com o suplente e atual líder do governo, Carlão da Saneatins.

O deputado Wanderlei Barbosa se elegeu no PSB, ano passado mudou para o PEN e enfim se filiou na semana passada ao Solidariedade. O PEN a legenda tem com mandato Raimundo Palito na Assembleia e Nilmar Ruiz na Câmara Federal.

O PMDB tinha uma bancada de cinco deputados estaduais e atualmente ficaram apenas dois: José Augusto Pugliese e Josi Nunes. Iderval Silva e Vilmar do Detran que eram da legenda foram para o Solidariedade. Já Eli Borges se filiou ao PROS comandado pelo suplente Ataídes Oliveira.

O PT perdeu a deputada Solange Duailibe que também foi para o Solidariedade e agora ficou com os deputados José Roberto Forzani e Amália Santana.

O PSD que tinha Sandoval Cardoso, presidente da Casa de Leis, perdeu o parlamentar para  o SDD e mantém apenas Toinho Andrade.

Também houve perda na bancada do PR já que Stalin Bucar e Amélio Cayres deixaram a legenda para engrossar as fileiras do Solidariedade.

O PPS perdeu Sargento Aragão que foi para o PROS e continua com Manoel Queiroz e Eduardo do Dertins.

Bancada Federal

Na Câmara Federal também houve mudanças. O deputado Cesar Halum deixou o PSD e foi para o PRB, partido que passa a comandar. Já o deputado Eduardo Gomes do PSDB também foi para o SDD.

No Senado também houve mudanças. O PR continua com o senador João Ribeiro mas perdeu Vicentinho Alves que também foi para o Solidariedade. A senadora Katia Abreu deixou o PSD e foi para o PMDB.

Veja como ficou o quadro na Assembleia Legislativa :

PR

Luana Ribeiro

José Bonifácio

PMDB

Josi Nunes

José Augusto Pugliese

PSD

Toinho Andrade

DEM

Osíres Damaso

PT

José Roberto Forzani

Amália Santana

PV

Marcelo Lelis

Freire Junior

PPS
Eduardo do Dertins

Manoel Queiroz

PSDB

Carlão da Saneatins

PTB

José Geraldo

Solidariedade

Sandoval Cardoso

Solange Duailibe

Wanderlei Barbosa

Stalin Bucar

Amélio Cayres

Vilmar do Detran

Iderval Silva

PEN

Raimundo Palito

PROS

Eli Borges

Sargento Aragão