Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas publicou no Diário Oficial as primeiras adequações no quadro de servidores conforme o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino e o titular da pasta de Planejamento, Francisco Viana tinham estimado ao Conexão Tocantins. As poucas alterações publicadas foram na pasta de Comunicação e na secretaria de Relações Institucionais.

Na Comunicação foram 14 exonerações. Da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais foram dispensados das funções gratificadas 31 servidores e na lista de exonerados da pasta constam outros 35 cargos. No mesmo Diário foram recontratados 17 servidores em outros cargos na pasta comandada por Andrino. No gabinete do prefeito foram exonerados cinco servidores.

A prefeitura tem como meta economizar R$ 1,2 milhão por mês até o final do ano para se enquadrar à Lei de Responsabilidade Fiscal. A solução é remanejar alguns servidores e cortar também algumas gratificações e cargos comissionados além dos contratos.

O Paço estima economizar até 50% com esse remanejamento de servidores. Conforme a prefeitura  a frustração de receita foi de R$ 30 milhões e o aumento da folha foi de  13%. Atualmente na prefeitura são em torno de 9,2 mil servidores destes pouco mais de 640 são comissionados. Na gestão anterior eram mais de 700 comissionados. A atual gestão porém aumentou os salários de algumas categorias e cargos para valorizar os servidores.

As demais alterações nas pastas de Finanças, Educação, Saúde e Infraestrutura  serão publicados ainda esta semana bem como o remanejamento nas secretarias de Planejamento, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Agência de turismo, entre outras.