Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Após conseguir uma bancada de sete deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Tocantins, o maior número de parlamentares de um só partido atualmente, o Solidariedade vai começar a convidar os prefeitos para se filiarem à legenda. O presidente da legenda, deputado estadual Sandoval Cardoso já analisa junto com os membros filiados como ficarão divididas a formação das comissões provisórias da recém-criada legenda.

“Estamos discutindo qual município é de responsabilidade de cada filiado”, frisou. Participam das discussões além de Sandoval os deputados Iderval Silva, Vilmar do Detran, Solange Duailibe, Wanderlei Barbosa, Amélio Cayres e Stalin Bucar além de outros filiados como os ex-prefeitos Valtenis Lino e Manoel Silvino e alguns suplentes de deputados que aderiram à legenda.

Alguns prefeitos já foram para a legenda como o de Tocantínia, Muniz Araújo, a de Lajeado, Marcia Reis e o presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (AMBIP), Auri-Wulange que já anunciou ida para a legenda. Segundo explicou Sandoval não há ainda nenhuma previsão de quantos gestores devem se filiar ao partido.

A intenção e procura de prefeitos pelo Solidariedade tem sido espontânea, segundo afirmam membros do partido mas há quem diga que agentes do governo estariam pedindo que os gestores se filiem no partido. O presidente Sandoval negou. “Esta história não existe. O governo até hoje não fez nada com relação a isso nem tem motivos para fazer”, comentou.

Segundo afirmam alguns gestores a ida para o Solidariedade poderia facilitar a liberação de alguns convênios, parceria e benefícios para os municípios.