Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Gilson Cavalcante é natural de Porangatu (GO)

Gilson Cavalcante é natural de Porangatu (GO) Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gilson Cavalcante é natural de Porangatu (GO) Gilson Cavalcante é natural de Porangatu (GO)


“Expressões do Tempo” é o nome da exposição fotográfica que o poeta, jornalista e compositor Gilson Cavalcante apresentará ao público, a partir do próximo dia 15, no hall da Câmara Municipal de Palmas. A mostra é composta por mais de 30 fotos 30 x 40 e retrata os pioneiros do distrito do Distrito de Taquaruçu, que chegaram àquela localidade há mais de 50, 60 anos.

As fotos ficarão expostas até o próximo dia 22. “Foi uma maneira que achei de  homenagear esses idosos; são senhoras e senhores que revelam a cultura viva de Taquaruçu”, observa o poeta, que reside no distrito há vários anos e atua também na defesa do meio ambiente e do turismo sustentável do local. A exposição segue depois para a Casa do Artesão, em Taquaruçu, onde permanece para visitação até o final do ano.

Durante a exposição fotográfica na Câmara Municipal de Palmas, acontecerá também uma mostra do artesanato produzido em Taquaruçu, em que se destacam as peças produzidas em palha de milho e bucha vegetal (bonecas), babaçu e buriti.

Perfil

Gilson Cavalcante nasceu em Porangatu (GO), fez o curso Comunicação Social, habilitação Jornalismo, e como poeta, tem publicado sete obras, das quais três receberam premiações: “Poemas da Margem Esquerda do Rio de Dentro” (Menção Honrosa Especial no concurso literário nacional Cidade de Juiz de Fora , em 2001), “O Bordado da Urtiga” (prêmio da Bolsa de Publicações Maximiano da Matta Teixeira, 2008) e “A Morfina-Flor de Morfeu” (prêmio da União Brasileira de Escritores, seção de Goiás, em 2009).