Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Na tarde desta segunda-feira, 14, a Defesa  Civil  Municipal, através da Brigada de Incêndio, retornou a área de aproximadamente 22 hectares na Serra do Carmo, em Palmas, atingida pelo fogo no último final de semana. Nesta nova visita a Defesa Civil dá continuidade ao trabalho de combate as chamas. O fogo durou cerca de  12 horas, destruindo parte de vegetação de chácaras.

No domingo, 13, a Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana  de Palmas (GMP) prendeu em flagrante o chacareiro Nelson Pereira dos Santos, por ser suspeito de autoria do incêndio  que atingiu várias propriedades rurais, na altura do Km 9, saída para Aparecida do Rio Negro.

O chacareiro acusado de atear fogo no local,  foi encaminhado a Delegacia do Meio Ambiente (Dema), onde  prestou depoimento, foi  multado no valor de R$ 96 mil e liberado.

O superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranildo Sales, conta que está sendo feito todo o trabalho de debelação das chamas com uso de  bombas costais e o apoio de  dois caminhões para o transporte de água. “Estamos trabalhando incessantemente para combater o fogo, utilizando os serviços dos nossos brigadistas  que estão equipados com bombas costais”, disse.

Ainda de acordo com o superintendente, o maior problema é o acesso ao local por se tratar de uma região íngreme e de difícil acesso. “Estamos vendo a possibilidade de conseguir apoio do helicóptero da Policia Militar,  que tem capacidade para transportar 600 litros d’água, e usar no combate as chamas”, ressaltou.