Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Inaugurações de oito obras e definição de ações conjuntas entre governo do Estado e município nas áreas de infraestrutura marcaram a comemoração de 50 anos de emancipação político-administrativa de Sítio Novo, na região do Bico do Papagaio, neste domingo, 13. A agenda foi comandada pelo prefeito da cidade, Jair Farias, que destacou como fundamental para o município a parceria do Estado com a prefeitura local. “Sem apoio do governo do Estado a situação seria crítica. As prefeituras estão em sérias dificuldades e só conseguimos algo com base na cooperação. E isso o Estado vem fazendo”, declarou.

 Durante todo o dia houve uma agenda repleta de compromissos, como a inauguração do Posto de Saúde Municipal, localizado no povoado Olho D´Água do Coco, da primeira etapa da macrodrenagem do Córrego João Correia e revestimento primário da vicinal que liga Sítio Novo ao Projeto de Assentamento Montes Alto, além das obras de revitalização da avenida Tocantins e rua Leonino de Ramos Caiado (recursos do governo do Estado na ordem de R$ 1 milhão), em andamento. Também foram inauguradas as reformas da escola municipal do Povoado São Pedro, da Unidade Básica de Saúde, além do revestimento com uso de bloquetes das ruas Maranhão, Goiás e Bom Jardim. O domingo foi marcado ainda pela entrega de 80 laptops doados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aos professores e alunos da rede municipal, 120 ventiladores que atenderão 13 escolas da rede municipal. A série de eventos foi encerrada com o show da banda de forró Calcinha Preta, que levou aproximadamente seis mil pessoas à praça da cidade de Sítio Novo. O grupo, conhecido nacionalmente, agitou o público de Sítio Novo e de várias cidades do Bico do Papagaio e do Maranhão.

 O Governador Siqueira Campos foi representado na série de eventos pelo secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, que reforçou que novas iniciativas entre municípios e Estado serão implementadas. “O PAM [Programa de Assistência aos Municípios], que recupera as estradas vicinais, foi uma das medidas de parceria. Depois, veio o Pró-Município, que vai levar às cidades tocantinenses 100 ambulâncias, mais de 200 patrulhas mecanizadas para a agricultura familiar. Esses são apenas dois de muitos benefícios que chegarão aos municípios do Estado”, disse.

 O secretário anunciou que no dia 18 será aberta licitação da pavimentação do trecho de três km que liga Sítio Novo ao povoado Olho D´Água do Coco. Eduardo Siqueira Campos também ressaltou os investimentos na educação do Estado, durante entrega de 80 laptops a professores e alunos da rede municipal de Sítio Novo. “Não há um trabalho tão importante que chegar a um número de 103 mil crianças em regime de tempo integral nas escolas, com a melhor metodologia de ensino e mais: tendo a oportunidade de fazer três refeições diárias na própria escola”, destacou.

 Nesta segunda-feira, 14, haverá série de eventos em Axixá do Tocantins. O prefeito da cidade, Auri-Wullange, que também preside a Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (Ambip), participou da agenda em Sítio Novo e ressaltou a importância do trabalho com o Estado. Outras autoridades que participaram das cerimônias de inauguração foram o presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso, os deputados estaduais Iderval Silva e Amélio Cayres, o secretário da Infraestrutura e presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, e os prefeitos Francisco Lopes, o Dino (São Miguel), Jader Pinheiro (Praia Norte), Carlos Alberto (Carrasco Bonito), Cleyton Paulo (Nazaré) e Rúbia Amorim (Buriti), o deputado federal Cesar Hallum entre outros. (Com informações da ATN)