Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Neste próximo domingo, 20, será realizada a terceira etapa do Concurso Público para provimento de vagas no quadro de profissionais da Polícia Militar do Tocantins. Esta etapa, que consiste na avaliação psicológica dos candidatos, será aplicada a partir das 9 horas da manhã no Colégio Marista de Palmas, localizado na Quadra 110 Sul (antiga Arse 14), Lotes 2 e 4, Alameda 23.

A Avaliação Psicológica tem caráter eliminatório e será aplicada aos 450 candidatos aprovados e classificados nas primeiras etapas, com o objetivo de identificar aspectos psicológicos do candidato para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas à graduação de Soldado do Quadro de Praças Policial Militar, conforme explica o tenente coronel Jaizon Veras Barbosa, Presidente da Comissão do Concurso Público. “Os traços de personalidade estão previstos no Estatuto da Polícia Militar, a avaliação psicológica tem esse objetivo: avaliar se o candidato está preparado para enfrentar situações que exigem controle emocional. Serve para mapear o perfil de cada candidato, diagnosticando eventuais distúrbios”, realçou.

O edital de convocação está disponível no site da Consulplan, realizadora do concurso.  O candidato deverá comparecer na data, local e horário determinados nesse edital, no mínimo trinta minutos de antecedência, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento de identidade original e comprovante de inscrição. A expectativa é que em uma semana o resultado preliminar já esteja disponível no site www.consulplan.net.

De acordo com a Consulplan, cerca de 30 profissionais estarão envolvidos na aplicação da avaliação psicológica, que é objetiva e padronizada, com o emprego de técnicas científicas autorizadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os aprovados neste exame vão ser submetidos a realização de exames médicos e odontológicos e investigação social, para assim participarem da última etapa, o Curso de Formação de Soldados nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi com duração de seis meses.