Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira Com assinaturas de MPs, governador beneficia sete carreiras que passam a ter PCCSs próprios Com assinaturas de MPs, governador beneficia sete carreiras que passam a ter PCCSs próprios

O governador Siqueira Campos assinou, nesta segunda-feira, um conjunto de Medidas Provisórias que criam Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) para profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). As MPs, assinadas no Dia do Servidor Público, beneficiam diretamente cerca de 1,5 mil funcionários de carreira do Estado.

Ao todo, são sete carreiras que, com as MPs, passam a ter PCCSs próprios: Na Adapec, os profissionais contemplados são aqueles que exercem as funções de inspetor e fiscal de defesa agropecuária. No Ruraltins, as medidas beneficiam os extensionistas e técnicos rurais. Já no Naturatins, as carreiras que passam a ter PCCSs próprios são a de inspetor de recursos naturais, fiscal ambiental e guarda parque.

Ao assinar as medidas, o governador Siqueira Campos destacou a importância dos servidores públicos tocantinenses. Para ele, valorizar a categoria significa garantir um trabalho de qualidade para a população de modo geral. “Essas são as pessoas que prestam os melhores serviços para as famílias do Tocantins. E nossa obrigação é prestar o melhor serviço para o povo, que é quem nos paga”, completou.

A medida, conforme os respectivos presidentes das entidades, representa uma valorização para os servidores efetivos do Estado. Para os gestores da Adapec, do Ruraltins e do Naturatins, a instituição dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários dos órgãos foi o reconhecimento que o governo teve com o trabalho desses profissionais.

De acordo com Marcelo Aguiar Inocente, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, a criação de um PCCS para os fiscais e inspetores agropecuários era uma demanda antiga da categoria, que foi atendida com as Medidas Provisórias. “O Governador entendeu a necessidade de organização do nosso pessoal. É um sonho antigo da Adapec vai melhorar muito o trabalho, valorizando os nossos servidores”, completou.

Já a presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Miyuki Hyashida, destacou que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da entidade será um motivador para o trabalho dos extencionistas e técnicos rurais. “É mais um presente que o Governador dá para os servidores do Ruraltins. Todo mundo que é reconhecido, trabalha melhor”, comentou.

Além de valorizar o servidor, a criação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários das entidades, beneficia também o ato de realização de concursos públicos para cada um deles, conforme o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu. “Quando falamos em concurso do Quadro Geral, precisamos movimentar uma máquina muito grande.Com o PCCS do Naturatins, poderemos fazer concurso exclusivo para o órgão”, disse.

Valorização dos servidores

Neste dia, que é considerado dia do servidor público, o governador Siqueira Campos lembrou, em seu discurso, que o Estado conta, hoje, com o maior contingente de servidores efetivos já registrado no Tocantins. Ao todo, dos cerca de 48 mil funcionários públicos estaduais, 70% são efetivos, representando 86% da folha de pagamento. Ainda segundo o governador, dos 2.832 cargos em comissão, 1.350 são ocupados por funcionários de carreira do Estado. Desta forma, conforme Siqueira Campos, o servidor público estadual é valorizado pela gestão. “Fico muito orgulhoso em declarar que o êxito de nosso governo são os servidores do nosso Estado”, frisou. (ATN)