Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar), coordenado pela presidente do sistema CNA / Faet, senadora Kátia Abreu, capacitou na última semana trabalhadores no norte do Estado, por meio do curso de inseminação artificial.

O curso aconteceu na Fazenda Primavera, a 3 km do município de Carmolândia e teve 14 alunos inscritos na capacitação que faz parte do programa de Formação Profissional Rural.

Por cerca de 40 horas, divididas em cinco dias, os participantes aprenderam desde o processo de coleta do sêmen do boi, a parte anatômica do aparelho reprodutivo da vaca à técnica de inseminação. A maioria dos participantes atua em fazendas da região, exceto um deles que veio de Tucumã, no Pará, para acompanhar as aulas e adquirir conhecimento na área.

O aluno José Mendes conta que já trabalha em fazendas do Pará, mas que é muito difícil encontrar alguém que tenha conhecimento prático de inseminação. “Quero me capacitar para aumentar minhas qualificações na área que atuo”. Já Raimundo Nonato é da região de Carmolândia e trabalha numa fazenda nas proximidades. Ele também está participando do treinamento. “Meu patrão não trabalha com inseminação, mesmo assim quero me profissionalizar mais”, disse. O curso teve início na segunda, 21, e encerrou no sábado, 26. (Ascom Faet/Senar)