Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir do dia 1º de novembro, todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até dois anos de idade, declarados em maio, deverão receber a dose da vacina contra febre aftosa. A expectativa é vacinar cerca de quatro milhões de animais, dos mais de oito milhões existentes. Desde 2009, nesta etapa da campanha são dispensados os animais adultos, conforme autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Agência de Defesa Agropecuária-Adapec, lojas agropecuárias e produtores rurais já estão se mobilizando para deixar os animais livre da doença. “A vacinação parcial do rebanho gera economia aos pecuaristas e menos estresse ao rebanho. Queremos que os produtores aproveitem o manejo do gado para vaciná-los também contra a brucelose e raiva”, disse o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente.

Mesmo com período de seca na região Sudeste do Estado que causa fraqueza no gado e dificulta sua locomoção, a Agência acredita que não haverá alteração no calendário da Campanha. “Nossa expectativa é superar a meta estabelecida pelo Mapa e garantir a proteção do rebanho”, disse a coordenadora de inspeção, educação e sanidade animal da Agência, Leila Pessoa.

A vacina deve ser adquirida em lojas licenciadas pela Adapec e mantida em temperatura ideal até o momento da aplicação. “O correto é conservá-las em caixa de isopor com três partes de gelo para cada parte de vacina”, afirma o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa-PEEFA, João Eduardo Pinto Pires, a Agência.

O produtor tem até 10 dias a partir da compra da vacina para declarar o ato. Para tanto, deve estar munido da nota fiscal e da carta-aviso e dirigir-se a uma unidade da Adapec onde sua ficha cadastral é movimentada. Lembrando que os animais não vacinados também devem ser declarados e que a falta da vacinação ou da comprovação acarretará em multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade. 

Zona de proteção

Na zona de proteção a vacinação deve ocorrer em todos os bovídeos, indiferente da faixa etária. Esta área é composta pelos municípios: Barra do Ouro, Goiatins, Campos Lindos, Recursolândia, Lizarda, São Felix e Mateiros.

Abertura oficial

Este ano, a abertura oficial será realizada no dia 9 de novembro, às 10 horas, na Fazenda Brejinho, no município de Pedro Afonso.