Palmas

Foto: Valério Zelaya

Praias do Lago, cachoeiras em Taquaruçu, Parque Cesamar, Praça dos Girassóis: estes são alguns dos pontos turísticos disponíveis para visitação. Além desses atrativos, Palmas em apenas 24 anos já se destaca no turismo de eventos, por meio da realização de diversas edições consecutivas do Festival Gastronômico de Taquaruçu e do Arraiá da Capital além de sediar eventos regionais, nacionais e internacionais, aquecendo a economia local.  

Deste modo, tendo em vista a riqueza cultural e o potencial turístico da cidade, a gestão do prefeito Carlos Amastha apostou na estruturação do setor com a criação da Agência Municipal de Turismo (Agtur), que tem por finalidade desenvolver e executar a política turística da Capital, observando suas potencialidades e singularidades, para a promoção, divulgação, estruturação formatação e comercialização dos produtos e serviços turísticos em nível regional, nacional e internacional.

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, explica que Palmas está passando por um momento importante para o desenvolvimento do turismo. “Durante estes primeiros meses, a Agência apresenta ações que promovem os nossos atrativos para públicos estratégicos. Outro ponto fundamental é a parceria com a comunidade e o trade turístico, no qual a Agtur tem obtido um respaldo interessante”, pontuou.

Turismo de eventos

A Agência participou da organização do Carnaval 2013; apoiou a Feira Nacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), participou do Workshop CVC para promover e divulgar Palmas e garantiu um estande na Feira de Turismo das Américas (ABAV) 2013, para distribuição de material promocional, e se reuniu com operadoras de turismo e jornalistas. Além de disponibilizar material promocional da cidade para outros eventos sediados em Palmas.

 Ainda neste segmento, a Agtur foi responsável pela realização da 7ª Edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, evento no qual durante os quatro dias recebeu quase 40 mil pessoas, um público nunca registrado nas seis edições anteriores e resultou na aprovação do público, comerciantes e artistas. 

A Agtur inovou ao realizar a divulgação promocional do Festival no Aeroporto de Palmas com happy hour na praça de alimentação com artistas regionais e ainda articulou parceria com Banco do Povo para financiar os microempresários e parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac),  para realização de curso de Boas Práticas para os participantes do Festival. 

Turismo de aventura e Ecoturismo 

A Agtur em parceria com entidades de Taquaruçu Grande e Taquaruçu propõe o movimento denominado “Abraço à bacia do Ribeirão Taquaruçu”, que pretende integrar a região, como um “anel turístico” para vender os atrativos e ao mesmo tempo valorizar os ribeirinhos, levando em consideração o meio ambiente. 

Outra ação realizada no Distrito se deu no estabelecimento de parceria com o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) para melhoria da infraestrutura turística de Taquaruçu. Assim, foi dado início aos estudos para implantação de pista de mountain bike e para o ordenamento da atividade turística no Distrito. 

Temporada de férias

Na temporada de férias, a Agência realizou levantamento das necessidades para revitalização da infraestrutura das praias em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Em seguida, revitalizou a sinalização educativa e indicativa das praias; produziu a revista Palmas Capital da Alegria; realizou Campanha Educativa nas praias “Lugar de lixo é na lixeira” e campanha de promoção da temporada de férias “Palmas Capital da Alegria, Emoção pra Valer” em Araguaína e Gurupi, promovendo a aproximação com o trade turístico do Estado.  

Produtos turísticos 

A Agtur garantiu ainda a participação no Grupo de Trabalho do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) para elaboração do produto turístico “festas juninas” para a divulgação no exterior; intermediou a premiação junto à Embratur para levar o grupo vencedor do 21º Arraiá da Capital 2013 a participar do evento Go to Brasil na Colômbia – Rodadas de Negócios com operadoras de turismo daquele País para promover os atrativos da Capital.  

Visita técnica 

A ação contínua da Agtur realiza visita técnica aos principais atrativos da Capital para atualizar o banco de dados e fotos da Agência e verificar as condições dos serviços prestados ao turista, bem como a infraestrutura, distância, sinalização, acessibilidade e as questões relacionadas ao meio ambiente. Os técnicos já passaram pela Cachoeira de Taquaruçu, o Balneário Natureza, a Casa do Artesão, a nova praça do Distrito e o Vale do Vai Quem Quer.

Mais ações 

Outras ações foram implementadas como a assinatura de convênio com Infraero para instalação de novo Centro de Atendimento ao Turista (Catur) e nova comunicação visual para promoção dos atrativos da Capital no Aeroporto de Palmas; acordo de Coope2ração com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal para criação de roteiro turístico integrado Brasília – Palmas (com vista a Copa do Mundo 2014); parceria do calendário de qualificação profissional do Senac junto ao trade turístico e parceria com blogueiros de todo Brasil para relatarem suas experiências nos pontos turísticos da Capital em seus blogs.