Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante o mês de novembro, uma equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) realiza o cadastramento de organizações que irão pertencer ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda. A ação inicia nesta terça-feira, 5, em Araguaína, e conta com a colaboração da Comissão Provisória do Comitê, empossada em outubro, na abertura do 1º Fórum Regional das Águas.

O Comitê será formado por representantes do poder público, sociedade civil de recursos hídricos e usuários de água. A quantidade de vagas do Comitê varia de acordo com a região e cada uma das três categorias de atores deverá ocupar no mínimo 20% e no máximo 40% do total de vagas.

Segundo a engenheira agrônoma da Semades, Maria Gorett Rodrigues, o objetivo do trabalho é fazer uma articulação junto às instituições que vão compor o Comitê. “Nós vamos visitar os 12 municípios que estarão representados no Comitê para explicar aos futuros membros a importância da participação nesse espaço de discussão”, explica. 

Além de Araguaína, mais 11 municípios estarão representados no Comitê: Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.

De acordo com diretor interino da Comissão, Agrest Bonival, essa é uma demanda que há onze anos vinha sendo apresentada pela comunidade. “Desde 2002, estamos lutando para a criação desse espaço. Agora temos o novo desafio de estruturar o Comitê e mobilizar os membros”, comenta. (Ascom/Semades)